Está marcada para esta terça-feira (11) a destituição do deputado estadual Pablo Bregense da liderança do seu partido, o PSD, na Aleac. A informação é de uma fonte da Tenda Amarela. De acordo com notícias de bastidor, isso representa um baque de dezenas de milhares de reais por mês em estrutura. Dentro do PSD, há quem ache a punição muito… leve.
Coincidência ou não, um vídeo que começou a circular em sites e redes traz o presidente nacional, secretário de Estado de São Paulo Gilberto Kassab, pedindo punições “mais severas” a atos como o de Bregense. Consultada por esta santa coluna, uma fonte ligada a justiça eleitoral garante que, caso haja denúncia, existem elementos que possam tornar a cassação algo real, sem a necessidade de recontagem de votos. Na fila de sucessão, estão os suplentes Isaac Piyãko e Jeferson Pururuca.
Outra fonte que circula pela Tenda Amarela foi evasiva, mas deu pistas: “Ele vai ser destituído da liderança do partido. Se houver uma denúncia quanto a infidelidade partidária, a Comissão de Ética do partido será acionada, entende?”. Com certeza. Entendo sim.
JANTAR — Um jantar em algum lugar da capital acreana, na segunda-feira (10), tratou desse tema com muita seriedade. Vamos nos ater ao milagre sem falar dos santos.
ESPAÇO ABERTO — A assessoria de comunicação do deputado Pablo Bregense foi localizada mas afirmou que, por hora, o deputado não deve se pronunciar. O espaço segue aberto. Membros da Tenda Amarela também foram procurados para falar do assunto de forma oficial. Espaço segue igualmente aberto.
MANDATO É DO PARTIDO — Com o aval da nacional, a executiva estadual do partido pode cassar o mandato sob a prerrogativa de que este pertence à legenda, não a Pablo. Mas não há nada na política que não possa ser rediscutido. É acompanhar as cenas dos próximos capítulos.
OLHOS ATENTOS — Como a assessoria de Pablo bem disse, ele pode se pronunciar na terça-feira (11). Olhos atentos. Né, Angélica Paiva?
R$ 50 MILHÕES — É o valor do aporte anunciado pelo Governo Federal para transformar a Fundhacre em Hospital Universitário. A conferir se sai do papel.
EMPANTURRADOS — Passados quase 10 dias do aniversário de Michelle Melo, os sites foram empanturrados com fotos dela e do governador Gladson Cameli. Vai ver as fotos foram feitas por uma empresa de formaturas. Demora mesmo, né?
AINDA MAIS — A pesquisa Delta/ac24horas, que mostra Gerlen com mais de 50% da preferência dos votos, escrachou ainda mais a necessidade de um nome alternativo para concorrer pelo grupo do prefeito Mazinho Serafim (Podemos-AC).
GILBERTO LIRA — Que ninguém se assuste se o deputado Gilberto Lira (UNIÃO-AC) concorrer à Prefeitura. Ele, aliás, era vice-prefeito de Mazinho. E renunciou para assumir uma cadeira na Aleac.
DAR UMAS AULAS — O Velho Boca está no Juruá. Encontrou o prefeito Zequinha e trocou uma série de elogios. Bem que o prefeito da capital poderia dar umas aulas a Zequinha, sobre como crescer nas pesquisas.
BATE-REBATE
– Pastor Antônio Cirilo é mais uma atração confirmada no Festival da Macaxeira (…)
– (…) Acontece no fim de junho, na capital acreana.
– No Dia dos Namorados, uma pesquisa revelou que menos de 50% dos rio-branquenses tem intenção de presentear (…)
– (…) É isso.
– A TV Aldeia é um patrimônio de todos os acreanos (…)
– (…) Que volte logo, cada vez maior e melhor.
– Enquanto Roberto Duarte faz beicinho, sua colega Antônia Lúcia se aproxima cada vez mais da gestão Bocalom (…)
– (…) Alguém sabe o que o Duarte quer?
– Dizer que Jenilson Leite é esquerdista, e por isso não é o vice ideal, é uma tolice política das mais doidas (…)
– (…) É a mesma coisa que dizer que Michelle Melo é de direita por ser puxa-saco de Gladson.