Em entrevista ao ContilNet, a presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Sula Ximenes, revelou que o viaduto da Corrente, uma obra considerada prioritária do governo do Estado, já está em fase de finalização de apresentação do projeto.
“O viaduto da Corrente vai sair! A nossa equipe esteve reunida com o Dnit, na semana passada, para pedir a anuência. Estamos na finalização para inserir o projeto e queremos correr para licitar esse ano”, disse Sula.
Com a licitação feita, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas logo em 2025. A obra está orçada em R$ 65 milhões. Além disso, há recursos do governo federal na ordem de R$ 25 milhões, destinados por meio de emenda parlamentar do senador Marcio Bittar, estão assegurados ao governo do Estado para execução da primeira etapa da obra.
Em entrevista a TV 5, nesta terça-feira (19), Cameli anunciou que recebeu o apoio do presidente Lula sobre a obra. “O presidente já sinalizou positivamente e o Deracre deve finalizar o projeto, licitar esse ano e ano que vem dar inicio às obras”.
O Deracre destacou que o futuro viaduto se consolidará como um marco na mobilidade urbana da capital acreana. Localizada na interseção das rodovias BR-364 e AC-40, a passagem de nível eliminará a necessidade de uma rotatória, responsável por grandes congestionamentos ao longo das pistas em horários de pico, assegurando melhoria na fluidez do trânsito em uma região com alto tráfego de veículos leves e pesados.
O viaduto também contará com vias de acessos laterais e outras medidas, como a ampliação da ciclovia da Via Chico Mendes, na rodovia AC-40.