Segundo o monitoramento hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Governo do Estado do Acre mostrou dados alarmantes. Na leitura desta segunda (22), as plataformas localizadas na Bacia do Rio Acre registraram redução de nível na leitura em 10 pontos. Destes, sete locais estão em alerta máximo.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), não houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas.
O prognóstico do NCEP-GFS/USA prevê chuva acumulada de até 15 mm na semana para as regiões de Tarauacá-Envira, Purus e Baixo Acre, com anomalia negativa em todo o estado, indicando chuvas abaixo do esperado. Em Plácido de Castro, há previsão de anomalia positiva, com chuvas acima do esperado.
Segundo o Censipam, com o fim do El Niño e o resfriamento anômalo das águas, a previsão para julho, agosto e setembro é de neutralidade. O aquecimento anômalo no Atlântico Norte influenciará a atividade e o posicionamento da ZCIT, resultando em grande variabilidade em seu comportamento.