12 jogos dublados que são melhores do que a versão original

Títulos como League of Legends, Overwatch 2, God of War, Injustice 2 e Diablo 3 são exemplos de games que têm dublagens fantásticas e localização quase perfeita; veja lista completa

Os jogos dublados em português são uma preferência para diversos gamers. Isso acontece, principalmente, por conta do trabalho primoroso feito pelos estúdios brasileiros, que investem em qualidade nas vozes, tradução e interpretação. Jogos como League of LegendsThe Last of UsGod of War, Injustice 2 e Diablo 3 são alguns exemplos de games que, em português, ficam até melhores do que suas versões originais.

The Last of Us Parte 1 tem uma das melhores dublagens entre os games — Foto: Reprodução/PlayStation Blog

Pensando nisso, o TechTudo fez uma lista de games com trabalhos de dublagem tão bem feitos que caíram nas graças do público. Em cada item, você encontra informações sobre plataformas, enredo e gameplay. Veja, a seguir.

Injustice 2 é um dos jogos com dublagem marcante no Brasil — Foto: Divulgação/Warner Bros. Games

Injustice 2 é um dos jogos com dublagem marcante no Brasil — Foto: Divulgação/Warner Bros. Games

1. League of Legends – PC

A dublagem em League of Legends já é impressionante pela quantidade enorme, visto que há mais de 100 personagens com vozes em português. Isso em um game onde as vozes nem são o principal, já que o foco está na jogabilidade de combates de arenas. No game, os jogadores lutam em arenas para tentar conquistar a base inimiga. Eles fazem isso em equipes de três a cinco participantes para cada lado. Todos os personagens são dublados com vozes carismáticas e frases icônicas, usadas quando ativamos golpes ou habilidades especiais.

League of Legends tem centenas de personagens e todos dublados — Foto: Divulgação/Riot Games
League of Legends tem centenas de personagens e todos dublados — Foto: Divulgação/Riot Games

2. The Last of Us – PS3, PS4PS5, PC

The Last of Us é um game de ação e aventura com elementos de terror. Nele, controlamos Joel, um homem que tem a missão de levar uma jovem, Ellie, a outro ponto dos Estados Unidos para encontrarem, juntos, a cura para um vírus mortal. O título conta com dublagem em português em todas as versões. Quanto aos dubladores, Luiza Caspary faz a voz de Ellie, enquanto Luiz Carlos Persy é o dublador de Joel. Ambos entregam um trabalho marcante, tanto que voltaram para a sequência e também para o seriado que adaptou o game, exibido pela HBO.

The Last of Us é história sobre o fim do mundo — Foto: Reprodução/Steam
The Last of Us é história sobre o fim do mundo — Foto: Reprodução/Steam

3. God of War – PS4, PS5

God of War (2018) trouxe o retorno de Kratos, agora vivendo em regiões nórdicas e em meio a deuses como Thor e Odin. O game funciona como um recomeço para o Deus da Guerra, que agora é pai do jovem Atreus, com quem divide a aventura a todo o momento, enquanto explora os cenários e cumpre sua jornada. Ricardo Juarez é a voz de Kratos nesta versão, assim como em todos os outros games da saga God of War que saíram dublados. O ator entrega uma interpretação soturna e valorizada do anti-herói, que ficou mais sério e menos violento do que o Kratos que o público estava acostumado.

God of War mostra o retorno de Kratos — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
God of War mostra o retorno de Kratos — Foto: Reprodução/PlayStation Blog

4. Hi-Fi Rush – Xbox Series SXbox Series X, PS5, PC

Hi-Fi Rush foi um jogo que saiu de surpresa para o Xbox no início de 2023, mas ganhou o público por sua jogabilidade simples baseada em ritmo. No game, o jogador escapa de um centro de pesquisa e precisa enfrentar robôs e cientistas loucos, seguindo o ritmo com sua guitarra e o compasso certo.

A dublagem de Hi-Fi Rush é cheia de pequenas piadas, sacadas e referências com o mundo pop e também com o mundo musical. Entre as vozes, Marcus Pejon faz o protagonista Chai. Ele também interpretou personagens em animes como Naruto e Blue Lock, além de Polo no seriado Elite e Harry Greene em Heartstopper.

Hi-Fi Rush mescla ritmo e ação — Foto: Divulgação/Bethesda
Hi-Fi Rush mescla ritmo e ação — Foto: Divulgação/Bethesda

Assassin’s Creed IV: Black Flag é um jogo já considerado antigo, mas um dos melhores da série. No papel de Edward Kenway, os jogadores exploram os mares do caribe como piratas e também como assassinos. Na época em que foi lançado, a dublagem de Assassin’s Creed IV: Black Flag não estava na mesma qualidade que os jogos mais atuais e também não trazia grandes nomes em seu elenco. Mas haviam alguns diferenciais. O português falado no jogo é inspirado no português arcaido – em alguns casos com sotaque de Portugal, de propósito.

Edward em Assassin's Creed 4 Black Flag — Foto: Divulgação/Ubisoft
Edward em Assassin’s Creed 4 Black Flag — Foto: Divulgação/Ubisoft

6. Diablo 3 – PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC

Assim como outros jogos da Blizzard, que prezam por uma dublagem de extrema qualidade, Diablo 3 chegou por aqui totalmente localizado em 2012. O título é uma aventura na famosa série onde jogadores enfrentam demônios que tentam invadir a Terra, com elementos de RPG de ação e combates em tempo real.

O jogo não tem personagens marcantes como protagonistas, mas sim heróis genéricos que o jogador cria como quer no início do game. Ainda assim, o elenco se destaca com nomes como Márcio Simões, Mariangela Cantú, Isaac Bardavid e Gustavo Nader. Na expansão, temos também a participação de Ricardo Juarez, que faz a voz de Kratos, como o Cruzado.

Diablo 3 conta com elenco estelar de dublagem — Foto: Divulgação/Blizzard
Diablo 3 conta com elenco estelar de dublagem — Foto: Divulgação/Blizzard

7. Injustice 2 – PS4, Xbox One, PC

O primeiro Injustice já havia recebido destaque por conta da qualidade da dublagem. O game de luta mostra um universo alternativo onde o Superman se torna um tirano ditador e heróis como Batman e outros se juntam para detê-lo. No segundo título, este universo continua e também a jogabilidade focada em luta, no melhor estilo Mortal Kombat. A dublagem também continua em alto nível.

Apesar de breves momentos do jogo em que a dublagem falha no tom, todo o elenco é memorável, com destaque para o querido dublador Guilherme Briggs como o Homem de Aço. Quase todos os personagens possuem as mesmas vozes dos desenhos e filmes da Liga da Justiça, o que é um diferencial.

Injustice 2 traz heróis e vilões da DC em lutas intensas — Foto: Divulgação/NetherRealm Studios
Injustice 2 traz heróis e vilões da DC em lutas intensas — Foto: Divulgação/NetherRealm Studios

8. Overwatch 2 – PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Nintendo Switch, PC

Seguindo de perto o que foi feito em Diablo 3 e em outros títulos da Blizzard, Overwatch 2 continua com dublagem de alto nível, repetindo todo o elenco do primeiro jogo – já que, na verdade, os games mudaram pouco entre si, quando a sequência foi lançada, em meados de 2022.

Overwatch 2 é quase como o primeiro jogo, com direito a mesma jogabilidade de tiro em primeira pessoa, com disputas entre equipes, em mapas variados. O game se passa em um universo onde heróis se reuniram para lidar com os problemas do mundo. A dublagem é repleta de termos “Gamers” e também com elementos de história que são entregues na interação entre os personagens.

Overwatch 2 conta com dublagem em todos os personagens — Foto: Divulgação/Overwatch Blizzard
Overwatch 2 conta com dublagem em todos os personagens — Foto: Divulgação/Overwatch Blizzard

9. South Park: A Fenda que Abunda Força – PS4, Xbox One, PC

South Park: A Fenda que Abunda Força é um game inspirado pelo famoso desenho animado South Park, com direito a muitas piadas consideradas “impróprias para menores”, xingamentos e outros momentos bastante ácidos no texto, incluindo críticas sociais envolvendo assuntos sensíveis.

Acontece que South Park: A Fenda que Abunda Força também veio dublado e adaptou vários termos para o nosso idioma, inclusive xingamentos, se destacando pela localização em português. O game é um RPG com batalhas em turnos, onde os personagens, o grupo de amigos Kenny, Cartman, Stan e Kyle, lutam para impedir que forças malignas tomem sua cidade.

South Park teve um RPG em turnos com críticas — Foto: Divulgação/Ubisoft
South Park teve um RPG em turnos com críticas — Foto: Divulgação/Ubisoft

10. Legacy of Kain: Soul Reaver – PC

Em uma época onde jogos dublados não eram exatamente comuns, Legacy of Kain: Soul Reaver se destacou. Apesar de ter sido lançado em outras plataformas, a versão dublada foi encontrada apenas no PC – e atualmente é quase impossível de achar alguma edição ainda funcional para computadores recentes. Trata-se de um título do início dos anos 2000.

Ainda assim, é um grande clássico dos jogos de ação, parte da série Legacy of Kain e mostrando uma narrativa de vingança e nostalgia. A história é focada em Raziel, um dos lordes vampiros do submundo, que precisa lidar com a ameaça de ser executado por uma traição que não cometeu. O jogo é de ação em terceira pessoa e possui cenas em CG que são totalmente dubladas em português do Brasil.

Legacy of Kain: Soul Reaver traz Raziel — Foto: Divulgação/Eidos
Legacy of Kain: Soul Reaver traz Raziel — Foto: Divulgação/Eidos

11. Grim Fandango Remastered – PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch

Originalmente, Grim Fandango é um game de PC dos anos 90, mas recentemente tivemos o relançamento em forma de remasterização. Este é também um dos jogos mais clássicos com dublagem em português e esta reedição veio com o mesmo trabalho atrelado.

Em Grim Fandango Remastered, o jogador controla Mannu Calavera, um agente de viagens da morte, que precisa atuar também como detetive nas horas vagas. O jogo é de investigação e com trama focada em narrativa, com muito diálogos e expressões – por isso a importância da dublagem, inclusive.

Grim Fandango mescla investigação e turismo — Foto: Reprodução/Steam
Grim Fandango mescla investigação e turismo — Foto: Reprodução/Steam

12. Saint Seiya: Soldiers’ Soul – PS3, PS4, PC

Saint Seiya: Soldiers’ Soul foi o mais recente jogo dos Cavaleiros do Zodíaco e saiu em 2015, já há alguns anos. É um game de luta que conta com todos os personagens das sagas principais, inclusive Saga das 12 Casas, Saga de Hades e outros. O título foi também completamente dublado, com os mesmos atores do desenho original que passou no Brasil.

Tudo foi traduzido nos mínimos detalhes, desde expressões próprias dos personagens como Seiya, Hyoga e Shun, até nomes de golpes conforme eram ditos no desenho. A dublagem neste caso foi ainda mais especial, pois o áudio original era em japonês – e Cavaleiros do Zodíaco fez fama no Brasil justamente por ser dublado no nosso idioma.

Saint Seiya: Soldiers' Soul apresenta batalhas de anime — Foto: Divulgação/Bandai Namco
Saint Seiya: Soldiers’ Soul apresenta batalhas de anime — Foto: Divulgação/Bandai Namco
PUBLICIDADE