Rio Branco sediará o maior Festival de Culturas Urbanas do Acre entre os dias 26 a 28 de julho , com a participação de aproximadamente 150 artistas, entre grafiteiros, poetas, performers, dançarinos e músicos. O evento, que será aberto oficialmente no Memorial dos Autonomistas, no dia 26 às 19h30, é realizado pelo Acre Grafitti desde 2022 e este ano oferece muito mais atividades para a população.
Durante os dias do festival, acontece o mutirão de Graffiti que reúne artistas do Brasil e do mundo, para a revitalização do entorno de toda área do Ginásio Poliesportivo, na Travessa Cearense, no bairro 6 de Agosto.
Além disso, a programação conta com um Campeonato Nacional de Poesia Falada – Central de Slam, com 20 poetas de todas as regiões do país, que é realizado pela primeira vez no Acre.
O festival tem como marca principal o protagonismo do combate às violências, a defesa da justiça ambiental e da economia criativa, levando palestras também nas temáticas sobre interseccionalidade, com foco em identidade e regionalismo.
Shows, apresentações culturais e workshops serão oferecidos gratuitamente para a comunidade, além de atividades de assistência social, e espaço interativo para as crianças.
O Acre Graffiti é uma produção cultural amazônica, que faz uso da arte educação como objeto de transformação social, incentivando o turismo, a cadeia econômica, e o fazer artístico de forma ampla por meio da arte urbana.
Confira a programação completa:
26 de julho – Abertura do evento
- Local: Memorial dos Autonomistas às 19h30