O boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), referente a semana 29, apontou que entre janeiro e julho de 2024, o Acre registrou 15.728 casos de Síndrome Gripal.
Mesmo com o número expressivo, ainda é um registro menor que o ano anterior (17.558), quando comparado os casos no mesmo período em 2023.
A Sesacre informou ainda que houve uma queda nos registros justamente na semana epidemiológica 18.
O boletim revelou ainda que em 2024, observou-se uma mudança na faixa etária mais afetada pelas doenças respiratórias agudas, passando para adultos jovens entre 20 a 29 anos, sem gravidade.
Os dados analisados pela Saúde foram baseados em números apresentados em unidades sentinelas para as síndromes gripais, que são: UPA do 2º Distrito em Rio Branco, Hospital Raimundo Chaar em Brasiléia e UPA Jacques Pereira em Cruzeiro do Sul, como também das Unidades de internação para SRAG, o Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco – HUERB e Hospital das Clínicas em Rio Branco, Hospital Infantil Iolanda costa e Silva, Hospital regional do Juruá e das notificações das demais unidades hospitalares do estado.