ContilNet Notícias

Anvisa manda retirar dos supermercados um tipo de pimenta do reino em pó, que pode causar doenças

Por Tião Maia, ContilNet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de emitir aviso de que mandou recolher dos supermercados e outros pontos de comércio do país um dos lotes de pimenta do reino moída da marca de temperos Pancada. O produto foi reprovado nas análises e fiscalização do órgão.

TEMPERO PIMENTA DO REINO MOIDA PANCADA 37G - Rafa's Super Varejão

Agência diz ter encontrado irregularidades na fabricação e emitiu alerta proibindo a comercialização/Foto: Reprodução

No aviso, a gerência-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa determina a suspensão, recolhimento, comercialização, distribuição e o uso do lote 45349 da pimenta da marca de Franca, cidade localizada em São Paulo. Segundo a Anvisa, o lote do produto apresentou “resultado insatisfatório” nas análises feitas com a pimenta, identificando a “presença de glúten e amido não declarados na rotulagem”, além de outras irregularidades.

A ingestão dos dois componentes por pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten) e alergia ao milho e derivados pode causar efeitos graves incluindo: Anemia; Dor e distensão abdominal; Diarreia; Dermatites; Coceira e/ou formigamento na boca; Dificuldades respiratórias; Tontura, desmaio ou vertigem; Inchaço nos lábios, garganta, língua e em outras partes do corpo, e Vômito.

Sair da versão mobile