Árbitro é agredido com socos após jogo de futebol em Rio Branco

Helton Sant'Ana foi atingido por homem não identificado após término de jogo entre Escolinha do Galvez e Escolinha Rei Artur, no último sábado, no Florestão B, na capital do Acre

Uma partida da categoria sub-11 entre Escolinha Rei Artur e Escolinha do Galvez, válida pela Copa Integração de Futebol de Campo, disputada no último sábado (27), no estádio Florestão, em Rio Branco, terminou com agressão de um homem não identificado ao árbitro Helton Sant’Ana, responsável pela condução do jogo.

De acordo com o árbitro, que há 10 anos atua na função, após o apito final o agressor invadiu o gramado, passou a xingá-lo e em seguida lhe acertou um soco no rosto.

Em relatos ao ge, ele conta que após a primeira agressão, o homem deixou o gramado, mas seguiu no portão próximo ao local reservado para os árbitros proferindo xingamentos. Depois, novamente invadiu a área do campo e passou a agredi-lo mais uma vez, agora com “vários socos”.

Helton Sant'Ana, árbitro agredido em Rio Branco (AC) — Foto: Reprodução

Helton Sant’Ana, árbitro agredido em Rio Branco (AC) — Foto: Reprodução

Helton Sant’Ana diz que não conhece o agressor e que inicialmente acredita ser pai de um aluno da Escolinha Rei Artur. Ele suspeita ainda que o mesmo tenha alguma ligação com a entidade de propriedade do ex-jogador de futebol Artur Oliveira, mas não deve tomar nenhuma atitude para levar o caso à Justiça.

– Estou em plena recuperação física e psicológica e, inclusive, já voltei a realizar serviços de arbitragem na tarde desse domingo. Agradeço a todas as pessoas que me deram apoio e prestaram solidariedade pelo fato ocorrido. Faço arbitragem há 10 anos e foi a primeira vez que aconteceu um fato como esse realmente – afirmou ao ge.

Veja o relato do árbitro na íntegra

” Vamos então aos fatos com detalhes:

Na manhã de sábado estavam marcadas duas partidas válidas pela Copa Integração de Futebol de Campo sub-11 e sub-13 no campo B da Federação (de Futebol) entre a Escolinha do Galvez e Escolinha do Rei Artur.

Fiquei responsável como árbitro central por conduzir a primeira partida da faixa etária de 11 anos e o jogo entre as crianças aconteceu com total tranquilidade dentro do campo e a partida se encerrou com vitória do Galvez por 6 a 4.

No término da partida um suposto pai de atleta vestido com a camisa representativa da escola rei Artur invadiu o gramado já que o portão das grades que cercam o campo estavam abertas e ele veio em direção a mim e minha equipe de arbitragem que se encontrava no centro do campo aguardando todos se retirarem …. então, ele veio reclamando xingando e ofendendo com forte direcionamento dessas palavras contra mim e ao perceber que não me abalei com a situação me deu um soco no rosto (essa foi a primeira agressão mas sem danos nem ferimentos) .

Logo após isso ele acabou saindo do campo mas ficou no portão que ainda continuava aberto num local próximo ao espaço destinado aos árbitros e de lá continuou investindo nos xingamentos e ofensas enquanto eu e minha equipe estávamos nos preparando pra realizar a arbitragem da segunda partida da faixa etária de 13 anos e dessa vez com incentivo de outros pais , ele invadiu novamente o espaço do campo e cometeu essa segunda agressão com vários socos e após alguns instantes apareceram pessoas pra impedir que aquilo prosseguisse e o resultado final da brutalidade foi meu rosto sangrando e meu uniforme rasgado conforme mostra o vídeo que rodou redes sociais .

Mesmo assim após todo o tumulto decidi dar continuidade ao trabalho de arbitragem também na segunda partida justamente por gostar de apitar jogos e em respeito aos pequenos atletas e aos outros pais que não apoiam essas atitudes brutais e que vão torcer pelos filhos que são seus bens mais preciosos.”

Escola de Futebol Rei Artur se posiciona

Ainda no sábado, a Escola de Futebol Rei Artur divulgou nota nas redes sociais negando que o agressor exerça alguma função na entidade e lamentando o episódio. Confira a publicação:

Comunicado Escola de Futebol Rei Artur — Foto: Reprodução/Instagram

Comunicado Escola de Futebol Rei Artur — Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE