ContilNet Notícias

Bastidores do Poder: Mazinho Serafim na tenda amarela – cortesia ou estratégia?

Por Samuel Willard, ContilNet

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (POD), foi visto recentemente na tenda amarela de Petecão. Mas para alívio de muitos, a visita teria sido de cortesia ao senador Sérgio Petecão (PSD). O fato é que Mazinho ainda está em conversas para definir quem terá seu apoio em Rio Branco.

O apoio de Mazinho à reeleição de Bocalom estará condicionado a uma conversa agendada para os próximos dias com o senador Márcio Bittar (PL). Após esse encontro, Mazinho se manifestará sobre sua escolha para pré-candidato em Rio Branco. Mazinho é conhecido por sua estratégia política calculada; cada movimento é meticulosamente planejado e os riscos são cuidadosamente avaliados.

Petecão e Mazinho Serafim/Foto: ContilNet

JOGO DUPLO

Nos próximos dias, um político poderá ser exposto por seus jogos duplos em apoios, agindo nos bastidores para beneficiar o principal concorrente daquele que publicamente declara apoiar. Esse mestre da ambiguidade política não quer perder em nenhum cenário, mas seu jogo de charme pode estar perto do fim.

DEU START

O deputado estadual Gilberto Lira (UB) chegou a Sena Madureira para lançar oficialmente sua pré-campanha à Prefeitura. Convocado por seu grupo para suceder Mazinho Serafim (POD), Gilberto deixou suas responsabilidades no gabinete da ALEAC e iniciou sua nova jornada no vale do Iaco, conquistando rapidamente visibilidade e apoio, especialmente nas redes sociais, onde sua popularidade política é evidente.

CHEGANDO REFORÇO

O deputado Pablo Bregense (PSD), colega de bancada de Gilberto, também se juntou à campanha em Sena Madureira. Com sólidas raízes no município, especialmente entre as comunidades ribeirinhas, Pablo representa um reforço importante para a pré-candidatura de Gilberto.

EXPOJURUÁ

Inicia-se hoje a Expoacre Juruá 2024 em Cruzeiro do Sul, um evento que teve sua data antecipada este ano, começando antes da Expoacre em Rio Branco. Em anos eleitorais, é sempre curioso observar os políticos que fazem questão de marcar presença nesses eventos. Todos ansiosos por um pouco de atenção e um bom clique para os feeds das redes sociais.

CHAPA FRACA

O PSD em Rio Branco pode ficar de fora de uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco. Comenta-se nos bastidores que a chapa pode até mesmo não atingir o quociente eleitoral e se fizer, será na sobra, muito remotamente.

3 NOMES

A esperança do PSD em Rio Branco para atingir o quociente eleitoral está centrada em três nomes: Jefferson Pururuca, Wemerson Fitypaldy e Dr. Marcelo Pimenta. Eles são considerados os candidatos mais fortes da chapa e têm potencial para ultrapassar a marca dos mil votos.

ESTÃO DE OLHO

Atenção pré-candidatos: durante as convenções, é permitido apenas o anúncio do número de legenda, mas é importante evitar qualquer material gráfico, especialmente em eventos públicos, para evitar propaganda antecipada e problemas legais. Recentemente, circularam nas redes sociais vídeos de pré-candidatos exibindo cartazes com números, o que pode atrair a atenção da justiça eleitoral. É importante estar atento para evitar contratempos desnecessários nesta fase inicial da campanha.

ONDA DE MURMÚRIOS

O prefeito Kiefer (PP), conhecido por antecipar metade do décimo terceiro antes do Festival do Açaí, optou este ano por pagar o benefício apenas no final do ano. A decisão gerou uma onda de insatisfação, especialmente entre os funcionários da Educação, transformando as secretarias municipais em locais de descontentamento. Atualmente, ouvem-se queixas e lamentações por todos os lados, pois muitos já haviam feito planos para o dinheiro, seja para o festival ou para contas pessoais. Kiefer parece decidido em sua posição e, segundo relatos, não pretende reconsiderar sua decisão, mesmo diante das críticas.

VICE DE JARUDE

Após intensas especulações, o pré-candidato a prefeito de Rio Branco pelo NOVO, Emerson Jarude, finalmente revelou o nome de seu vice e a formação completa de sua chapa. O escolhido é o capitão da Polícia Militar do Acre, Isaías Pedro, cujo anúncio ocorreu durante a convenção realizada na noite desta terça-feira no Gran Reserva.

BOCA VS MARCUS

A disputa pela prefeitura de Rio Branco está claramente polarizada, e todos já estão cientes disso. A última pesquisa divulgada na terça-feira (30) evidencia ainda mais o cenário político atual. O levantamento do Real Time Big Data revela um empate técnico entre o prefeito Tião Bocalom (PL) e Marcus Alexandre (MDB). A competição se torna cada dia mais acirrada, e a expectativa é que a intensidade aumente com o início do período eleitoral. Esta eleição promete ser uma das mais disputadas dos últimos tempos.

CHICO RAFAEL

No PCdoB, um forte candidato na disputa pela Câmara Municipal de Rio Branco é o biomédico Chico Rafael. Com uma sólida trajetória em movimentos sociais e culturais, Chico conta com uma equipe de marketing que tem registrado de forma dinâmica suas atividades nas redes sociais, abrangendo tanto a zona urbana quanto a zona rural da cidade.

Sair da versão mobile