A prefeitura de Rio Branco anunciou nesta quarta-feira (24) que a Unidade Casa de Passagem para Migrantes mudará para um novo espaço. A capacidade de atendimento aumentará exponencialmente, passando de 36 para 74. A mudança visa ampliar o acolhimento e o atendimento a quem passa pelo estado do Acre por meio das fronteiras com os países vizinhos.
“Esse espaço está preparado, são mais de 10 apartamentos com banheiro interno, área de convivência, quatro espaços para área administrativa. E , é espaço amplo e confortável, com qualidade de vida para essas pessoas que tem buscado a nossa cidade como local de passagem”, destacou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Wellington Chaves.
Com um investimento de R$50 mil da Prefeitura de Rio Branco, o novo espaço, em fase final, terá 10 dormitórios, banheiros acessíveis, sala de TV, espaço de convivência, lavanderia e brinquedoteca.
Casa de Passagem
A Casa de Passagem oferece alimentação, orientação para regularização de documentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, apoio psicológico e acompanhamento socioassistencial. Além disso, os migrantes têm acesso a atividades de adaptação e convivência, como palestras, cursos, lazer e comemorações.
Em razão da localização do estado do Acre, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, a capital virou uma referência desse público, se transformando em corredor migratório.
Veja fotos: