Casal imita macacos em roda de samba e polícia apura racismo; VÍDEO

Mulher que aparece nas imagens imitando macaco é argentina, que teria vindo ao Brasil para participar de fórum de educação musical

Um casal foi flagrado em vídeo imitando macacos durante uma roda de samba na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. O caso de racismo ocorreu na última sexta-feira, 19. [Assista vídeo abaixo]

Nas imagens, o homem e a mulher fazem gestos e sons de macacos de forma bastante chamativa, enquanto os músicos tocam. Em um momento, a mulher finge que cata algo da cabeça do parceiro e põe na boca, um gesto comum entre macacos.

O incidente foi registrado durante a roda de samba Pede Teresa. A produção do evento se manifestou nas redes sociais.

– Foto: (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

“Recebemos este vídeo hoje cedo e o nojo toma conta de nossos pensamentos e palavras. Nojo. Nojo de toda essa branquitude disfarçada de paz e amor que vem no samba. Só não foram expulsos pois não chegou a ciência de nossa produção. O samba é lugar de gente preta, feito por gente preta. Nosso samba é nosso quilombo, nosso espaço de existência e resistência. No samba não só nos divertimos, mas expressamos nossa humanidade. Nossa tecnologia ancestral. Nosso chão! Pessoas brancas têm que pisar devagar e respeitar! Coloquem-se no lugar de vocês que é ‘nenhum’. Não fazemos questão deste tipo de presença em nosso samba e se virmos este comportamento inaceitável, serão expulsos! Pessoas pretas que se sentirem de alguma maneira incomodadas em nosso samba devem procurar nossa produção. Não passarão!”, escreveu.

O caso está sendo investigado como racismo, pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A delegacia está tentando identificar os dois, no entanto já se sabe que o homem é carioca e a mulher é argentina, que teria vindo de Buenos Aires para participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical.
PUBLICIDADE