O coletivo teatral acreano “Es Tetetas” venceu o prêmio de diversidade cultural Sérgio Mambert, na categoria de grupos coletivos e instituições privadas sem fins lucrativos de natureza cultural LGBTQIAPN+ no Norte. O concurso foi promovido pelo Ministério da Cultural, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) e teve o resultado divulgado no último sábado, 29 de junho.
O grupo ganhou o prêmio com um espetáculo que retrata a história de vida de Fernanda Machado, trans que foi morta a pauladas em 2020 no Acre. O espetáculo chama “Faces Distópicas” e representa várias fases da transfobia e de distopia social de direção de Brenn Souza, voltado para o público juvenil e adulto, com classificação indicativa de 16 anos.
Segundo o g1 Acre, o espetáculo tem codireção de Kika Sena, produção de Sarah Bicha, figurino e cenografia feitos pelo Coletivo Es Tetetas, iluminação de Kika Sena, sonoplastia de Bia Berkman e fotos de Henrique de Almeida.
Com a conquista do prêmio, o coletivo recebe uma compensação financeira para que elas apresentem o espetáculo e deem uma oficina de iniciação teatral gratuita para a população. Ao g1 Acre, Brenn explicou que o espetáculo será dia 10 e 17 de agosto no Teatro Barracão Matias, na Sobral, e a oficina para a iniciação teatral será no dia 24 de agosto.