ContilNet Notícias

Comerciante relembra dificuldades para comprar carne bovina em Sena Madureira em décadas passadas

Por Redação ContilNet

Se hoje em dia existem açougues em praticamente todos os bairros de Sena Madureira, em décadas passadas a realidade era bem diferente. Conforme os mais antigos, para conseguir comprar um quilo de carne bovina era grande dificuldade, sendo preciso enfrentar filas e até mesmo passar a noite esperando.

Edgar Matos/Foto: ContilNet

Encravada no vale do Iaco, Sena Madureira foi fundada no ano de 1904 e levou várias décadas para se desenvolver. Nessa época de “vaca magra” existia apenas um mercado em Sena Madureira e a pecuária estava longe de ser uma grande atividade na região.

O comerciante Edgar Matos, 75 anos, enfrentou esse duro cenário e não conta as vezes que precisou dormir na fila para adquirir a carne bovina. “A gente saía de casa na boca da noite e fica ali esperando até o dia amanhecer. Muitas vezes, nem conseguia, voltava para casa com a sacola vazia”, relembrou.

Relatos de outros moradores indicam que além do pouco produto disponível, havia uma espécie de concorrência desleal. “Muitas vezes, aqueles que tinham maior poder aquisitivo furavam a fila, enchiam as sacolas e a gente ficava a ver navios”, observou outro morador.

“Tínhamos que dormir na fila”, revelou o comerciante/Foto: ContilNet

Ainda conforme Edgar Matos, que também atuou como açougueiro, para encontrar bois para comprar era muito difícil. “Estamos falando de uma época em que a estrada entre Sena e Rio Branco era no barro. Aqui em Sena mesmo só tinha uma fazenda. Lembro muito bem que fui a pé até Rio Branco comprar um gado para trazer e comercializar no açougue de Sena Madureira. O sofrimento era grande, mas éramos novos e deu para cumprir a missão”, disse ele.

A bem da verdade, a fabricação da borracha era, naquela época, a principal atividade econômica de Sena Madureira. Anos depois, com a desvalorização do produto, é que começou mais fortemente a criação de gado.

Hoje, Sena Madureira conta com um Frigorífico particular e dezenas de açougues espalhados pelos bairros.

Para se ter uma idéia, há açougues que fazem entrega de carne na própria casa do cliente, o que contrasta e muito com o cenário vivido em décadas passadas.

Sair da versão mobile