Concurso Nacional Unificado: novo cronograma divulgado; veja as datas

As informações sobre o cronograma foram confirmadas pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck

Foi, finalmente, apresentado o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado! As provas serão aplicadas em 18 de agosto, mas os candidatos aguardavam a definição das demais datas do certame.

As informações sobre o cronograma foram confirmadas pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante coletiva de imprensa realizada no MGI nesta quinta-feira, 4 de julho. O documento completo será divulgado ao longo neste 4 de julho e atualizado nesta matéria.

CNU tem nova data: saiba como ver local de prova e tudo sobre a prova — Foto: Reprodução/Unsplash (editado por TechTudo)

Confira as datas confirmadas pelo MGI, até o momento:

Os Cursos de formação, para os cargos que tiverem esta exigência, começarão em dezembro para que seja possível realizar as convocações no mês de janeiro.

Além disso, a ministra Esther Dweck esclareceu que haverá possibilidade de devolução da taxa de inscrição para candidatos de todo o brasil que não possam participar do CNU no dia 18 de agosto. A solicitação deverá ser realizada entre os dias 5 e 7 de julho.

Haverá, também, a possibilidade de alteração da cidade de realização da prova, exclusivamente para candidatos com CEP de residência no Rio Grande do Sul ou para aqueles que fariam as provas no estado. A solicitação para esta alteração também deve ser feita no período entre 5 e 7 de julho.

Outra importante decisão é referente à garantia de realização de prova extraordinária, ainda que ocorra eventos imprevisíveis de grandes proporções, como foi o caso das enchentes no Rio Grande do Sul.

Dessa forma, na hipótese de ocorrer evento excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação do certame em locais determinados, que atinjam no mínimo 0,5% dos candidatos inscritos. Esta aplicação será restrita aos candidatos do local atingido e já inscritos no certame.

Panorama do Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

A previsão do governo federal é que as mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio sejam aplicadas no dia 18 de agosto.

Resumo do Concurso Nacional Unificado

PUBLICIDADE