Em votação unânime, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) autorizou a Prefeitura de Rio Branco a utilizar recursos do fundo municipal de meio ambiente na implantação de dois projetos na área ambiental do município. O primeiro projeto apresentado foi o Plano Municipal Florestas Urbanas de Rio Branco, que visa trabalhar na urbanização do município rio-branquense onde, atualmente, 13,8% das vias são arborizadas.
Dentro do planejamento, estão o diagnóstico do patrimônio arbóreo, áreas de maior necessidade, identificação de quais espécies são mais indicadas para cada ambiente, evitando conflitos com a rede elétrica, água, esgoto e calçamento. O plano pretende, ainda, nortear a arborização de áreas privadas.
O Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas solicitou R$ 400 mil para a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços técnicos visando a elaboração do Plano Municipal de Florestas Urbanas de Rio Branco, através de processo licitatório. O valor foi autorizado por votação favorável unânime.
O segundo projeto é o Parque Amigo das Crianças, visando implementar um playground acessível para crianças cadeirantes e com baixa mobilidade no Parque Ambiental Chico Mendes. O valor solicitado foi de R$ 160 mil, autorizado por meio de votação favorável. O playground inclusivo atende as demandas da população rio-branquense, promovendo a cidadania e equidade social.
A votação ocorreu na quarta-feira (17), durante a a 54° ata do Condema. O secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, se mostrou satisfeito com a aprovação dos projetos. “Os dois projetos são muito importantes para a qualidade de vida da povo de Rio Branco. Meio ambiente e bem estar social andam lado a lado e a nossa missão é fazer acontecer”, disse.