ContilNet Notícias

Defensor ferrenho de Jessica e Leila, Bittar recebe péssimas notícias — e pode recalcular rota

Por Ton Lindoso, ContilNet

"O presidente precisa ser tratado com justiça e ser anistiado", disse Bittar/ Foto: Juan Diaz, ContilNet

O senador Márcio Bittar (UNIÃO-AC) foi o primeiro a defender, publicamente, a candidatura da médica Jessica Sales em Cruzeiro do Sul. Foi ele que, também, deu sustentação — desde lá atrás — à candidatura da ex-prefeita Leila Galvão em Brasiléia. Seriam ótimos movimentos para se fortalecer para 2026, se Jessica não tivesse anunciado Tota Filho como vice — do partido de Petecão, adversário de Márcio em 2026. E no Alto Acre, o vice não viesse — ao que tudo indica — do Podemos, um partido com projeção menor que o PL, e que ainda não deixou claro de qual agenda fará parte em 2026.

Senador Marcio Bittar/Foto: Arquivo

Experiente na política e considerado um dos mais inteligentes articuladores da direita acreana, Márcio pode ter cometido um erro: o de colocar paixão no jogo do poder. Bittar é amigo de longa data da família Sales, e sempre falou publicamente sobre o quanto é grato a Leila. Ao que parece, as amizades e gratidões — que Márcio empenhou em forma de apoio — não retornaram em nada ao senador; pelo menos não nas alianças que esses grupos encabeçam.

Ex-deputada federal Jéssica Sales/Foto: Arquivo

O fato é que pessoas próximas do senador garantem: sobre esse assunto, Bittar tem pensado. Falado poucas palavras. E pode até negar, mas há quem jure de pés juntos que exista nessa história, também, ligações não atendidas vindas dessas duas regiões. Estaria o senador Bittar recalculando a rota?

ANUNCIADA — Essa tragédia, especialmente em se tratando do MDB, já era uma tragédia anunciada. Ou pelo menos, prevista. Em todo o estado, o partido se arranja para caminhar mais à esquerda, com o governo federal, o clã Viana e senador Petecão. Logicamente, dentro dessa conjuntura não cabe um PL.

NÃO LHE CABE — Bittar foi questionado por diversas vezes, mas nunca largou mão de Jessica, nem de Leila. Está com ambas desde o começo. E, em ambos os casos, de acordo com uma fonte desta santa coluna, foi informado pela imprensa de que os espaços de vice estão sendo negociados numa aliança que não lhe cabe.

Ex-prefeita Leila Galvão/Foto: Reprodução

O QUE PREPARA — Pelo pouco que conheço do senador Bittar, ainda devem existir coelhos a serem tirados das cartolas. Aliás, essa mesma fonte do PL, reforçou — após última publicação desta santa coluna — a candidatura de Terezinha Moreira em Feijó. “Está mais forte do que nunca, você está certo”. Um movimento recente, por sinal. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, e ver o que mais prepara o inteligente Bittar — e se prepara.

NEM A PARTE 1 — Esta santa coluna recebeu a parte 2 do famigerado vídeo do pastor, como veio ao mundo, trocando carícias com um… amigo. Sem comentários. Não queria ter visto nem a parte 1. Se tiver a parte 3, por favor, não me mandem.

RECADO CLARO — O inferno astral vivido por Zilmar Rocha em Bujari tem um claro recado palaciano: a candidatura de Gladson naquele município é Antônio Padeiro (PDT-AC).

NÃO PRECISAVA — A verdade, a verdade mesmo, é que Zilmar não precisava ter colecionado tantos mal-entendidos. Era a dona do núcleo da Educação, do PP de Bujari e ainda estava secretária de Estado. Saiu arranhada com Mailza, com Alysson, com o Palácio e ainda andou falando mal de Socorro. Precisava? Acredito que não.

POTÊNCIA — Por falar em Feijó, depois da publicação desta santa coluna sobre a tímida — porém forte — Terezinha, pré-candidata do PL, uma série de reações invadiram as redes sociais e grupos. Um pré-candidato a vereador que tem outro pré-candidato a prefeito — que, por motivos óbvios, terá sua identidade preservada — cravou: “Ela é uma potência”.

CIRÚRGICO — O secretário Aberson Carvalho foi cirúrgico ao dizer que, nestas eleições na capital, não existe nenhum cavalo na frente do outro. Esse negócio de agir como se estivéssemos numa eleição dada como ganha, na verdade é um precipício.

MINORU SERIA PREFEITO — Se as pesquisas do período que antecedem as eleições ditassem o que aconteceria nas urnas, certamente o atual prefeito da capital seria Minoru Kinpara, atual presidente da Fundação Elias Mansour.

NINGUÉM COLOCAR DEFEITO — E pesquisa mostra tendência, não é remédio de nada e nem atestado clínico de eleição. O time do Marcus comete um erro ao se agarrar nas pesquisas e somente nisso pois, enquanto o fazem, o Velho Boca está trabalhando, com um time pra ninguém colocar defeito.

BATE-REBATE

– “Tô calmíssimo!” (…)

– (…) Do professor Coelho, reagindo a esta santa coluna (…)

– (…) Então tá! Registrado, professor!

– A ex-deputada Mara Rocha se coloca, cada vez mais, como pré-candidata ao Senado (…)

– (…) Ela faz mistério sobre o partido. Tem receio de represálias.

– Roberto Duarte tem os dois pneus arriados por Chame-Chame (…)

– (…) Numa relação que não vem de hoje (…)

– (…) Pessoas próximas garantem: ele não anuncia apoio por… medo.

– PP e PT estão oficialmente unidos em Tarauacá (…)

– (…) Caminham em favor da eleição do médico Rodrigo Damasceno.

Sair da versão mobile