A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) completa 23 anos de dedicação e trabalho na defesa dos direitos da população acreana nesta quarta-feira, 24. Programações especiais que incluem atendimentos itinerantes, ações de humanização e um grande arraial marcam as comemorações. Um destaque desses 23 anos atuação, é que a instituição está presente em todos as comarcas do estado.
Criada através da Lei nº 96 de 24 de julho de 2001, a DPE/AC instituição autônoma e essencial à função jurisdicional do Acre, tem como missão a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados e agrupamentos sociais em condição de vulnerabilidade, em todos os graus de jurisdição.
“A celebração de 23 anos de serviços prestados ao povo acreano é um marco que reflete a importância da Defensoria Pública dentro do Sistema de Justiça e na promoção da dignidade humana. É um momento para reconhecer e agradecer o esforço contínuo das defensoras e defensores públicos e de toda a equipe da Defensoria, que, dia após dia, lutam por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a defensora pública-geral Simone Santiago.
As 53 defensoras e defensores públicos que atualmente compõem a instituição, desenvolvem um papel fundamental não somente como operadores do Direito, mas como agentes de transformação social. São educadores que se envolvem com a comunidade e desenvolvem uma atuação contínua e permanente, representando o Estado no município em que está inserido.
Na última sexta-feira, 19, as defensoras e defensores realizaram uma visita guiada ao Museu dos Povos Acreanos, uma programação cultural que proporcionou imersão na rica história e cultura do estado. Durante o evento também foram realizadas homenagens aos membros pelo comprometimento e dedicação com a missão da Defensoria Pública.