A mais recente pesquisa Quaest com números da disputa pela Prefeitura de São Paulo trouxe dois dados sobre o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que empolgaram aliados do candidato do PSDB na disputa paulistana, José Luiz Datena.
Interlocutores de Datena observaram que as duas áreas nas quais o discurso de Datena teve mais apelo em décadas na TV aberta, segurança pública e pobreza/desigualdade, apareceram na pesquisa como os dois problemas que os eleitores menos veem sucesso da gestão Nunes em resolver.
Segurança pública é o problema mais citado pelos paulistanos como o maior da cidade (27%), enquanto pobreza/desigualdade aparece em terceiro lugar, com 6%, ao lado de desemprego e educação.
Segundo a Quaest, entre as pessoas que apontaram a segurança como maior problema de São Paulo, 84% responderam que o prefeito não tem resolvido a questão; sobre a pobreza e desigualdade, o número foi de 91%.
Em intenções de voto, o levantamento trouxe Ricardo Nunes numericamente em primeiro lugar, com 20%, empatado tecnicamente com Datena e Guilherme Boulos (PSol), cada um com 19%.
No PSDB, que oficializou a candidatura de José Luiz Datena no último sábado (27/7), avalia-se que o apresentador de programas policiais pode roubar votos tanto do prefeito quanto de Boulos.