Policiais militares e membros do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), está nas ruas de Rio Branco, na região do Segundo Distrito, nesta quinta-feira (4), cumprindo pelo menos 10 mandados de busca e apreensão contra membro do crime organizado que atua na região. A ação faz parte da deflagração da segunda fase “Off the Rails” (fora dos rilhos, em inglês), a qual , na primeira fase, em 2022, mandou mais de 20 criminosos para a cadeia.
Naquela região da cidade, nos três primeiros dias de julho deste ano, pelo menos quatro pessoas foram mortas com características de execuções decorrentes da guerra entre facções criminosas por territórios destinados ao tráfico de drogas. Entre os mortos, uma mulher foi encontrada enrolada numa espécie de manta com o corpo sendo incinerado, mesma prática de crime registrada no dia seguinte contra um homem. As outras vitimas forma mortas a tiros e facadas.
O coordenador do Gaeco é da operação é promotor de Justiça Bernardo Albano. Segundo ele, a operação de hoje visa o aprofundamento de investigações e a coleta de evidências quanto a membros de uma organização criminosa com atuação local.
“Descortinou-se ainda a conexão desta organização criminosa com traficantes e fornecedores de entorpecentes localizados no Centro-Oeste brasileiro, notadamente voltados ao fornecimento de maconha para a Região Norte, em troca do envio de cocaína no sentido oposto”, explicou o promotor.
Na primeira fase da Operação “Off the Rails” ocorreu em 2022 com o cumprimento de 22 mandados no interior do Acre e no estado do Tocantins. Até o momento, não houve prisões na operação de hoje.