Indígenas e ribeirinhos que habitam uma área rural do município de Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá, fronteira com o Peru e um dos mais mais isolados do Acre, vão passar a dispor de um sistema de distribuição de água potável. O abastecimento às comunidades da região é feito diretamente da água dos rios e iaragapés da região, sem nenhum tipo de tratamento,até mesmo na área urbana. Moradores reclamam que a água encontrada em poços artesianos, mesmo com profundidade razoável, é salgada e imprópria para o consumo.
O anuncio de instalação de sistemas de abastecimento capaz de mudar a realidade local foi feito prelo senador Alan Rick (UB-AC). “Água encanada é dignidade. Vamos levar esse sistema para todas as comunidades de Marechal Thaumaturgo”, disse o senador ao falar da construção de sistemas de abastecimento de água em seis comunidades indígenas e ribeirinhas da cidade localizada à margem esquerda do Rio Juruá, na foz do Rio Amônia.
Mesmo com a abundância de água na região, as populações rural e ribeirinha só conseguiam a captação através de bombas instaladas diretamente dentro dos rios e igarapés. Quem não pode adqurir, tem que entrar no rio com baldes e anelas e juntar a água diretamente dos mananciais, num trabalho braçal e muito difícil de fazer.
O anúncio de Alan Rick ocorreu no último final de semana, na Aldeia Hilda Siqueira, onde vivem 34 famílias do povo indígena Arara. Além desta aldeia há ainda as comunidades Foz do Arara, Nova Vida, Ozita e Aldeia Nova Esperança, as quais serão contempladas com a emenda R$ 500 mil destinada pelo senador e já paga à prefeitura do município.
Dona Maria Francisca Siqueira Arara, uma das moradoras, é daquelas que desde que nasceu enfrenta as dificuldades para a catação de água. Ela relata que juntam com as filhas precisam ir ao rio carregar baldes de água para conseguir realizar as tarefas domésticas. “É de manhã, meio-dia e de tarde, no sol quente, carregando baldes na cabeça para conseguir fazer as coisas. Lavar louça, limpar a casa…tudo. E o rio não é tão perto da nossa casa” contou.
Ela comemorou a notícia de que, em breve, terá água na torneira. “Tô muito feliz com uma notícia dessa. Colocar água na minha casa pra gente tomar banho, lavar roupa sem precisar enfrentar esse sofrimento todo dia. Vai facilitar muito a nossa vida”, acrescentou.
Alan Rick chegou à comunidade acompanhado do e pelo prefeito Valdélio Furtado e dos deputados federais Roberto Duarte (Republicanos- AC)) e Coronel Ulysses (UB-AC), que também estão comprometidos em apoiar a expansão desse projeto, A comitiva foi recebida com festa pelo Cacique José Davi, mais conhecido como Cacique Dabico, e os aldeados.
Diante da comunidade, o senador se comprometeu ainda em enviar recursos para a compra de equipamentos agrícolas e para a construção de uma quadra coberta em Marechal Thaumaturgo, onde será instalada a escolinha de futebol do Léo Moura também com emenda do parlamentar.
“O Cacique nos relatou que a comunidade produz o feijão deles, a farinha para comercializarem na cidade. Já combinei com o prefeito e vou destinar o recurso necessário para a aquisição das máquinas e eles vão poder aumentar a produção. Além disso, vi que a comunidade gosta de futebol, assim que chegamos vimos ali o torneio feminino e também vamos instalar a escolinha do Léo Moura no município. Ao todo, estou garantindo R$ 2,5 milhões”, disse Alan Rick..
“Nessa parte nós somos muito esquecidos. Por isso, o pedido de apoio ao senador e aos deputados que recebi com muita alegria”, comerou o cacique.