Em meio ao tratamento contra um câncer, Kate Middleton se mantém longe dos holofotes. Em uma rara aparição, a princesa de Gales surgiu, nesse domingo (14/7), na final masculina do torneio de Wimbledon, em Londres, no Reino Unido.
Acompanhada da filha, Charlotte, de 9 anos, ela chegou ao evento esportivo usando um vestido roxo. Segundo especialistas, a escolha da cor representa uma motivação que envolve força e coragem.
Kate Middleton em Wimbledon
O motivo mais óbvio para a aposta no roxo é o fato de que Kate Middleton é patrona do All England Club há oito anos, depois de assumir o posto da falecida rainha Elizabeth II, que ocupava o cargo desde 1952. O título engloba a entrega dos troféus do campeonato todos os anos.
No entanto, a opção pela tonalidade também pode ter a ver com a impressão que a princesa quer passar ao público neste momento, como avalia a consultora de imagem e colorista Deh Martini. “O roxo simboliza coragem, espiritualidade e fé. Além disso, é a cor oficial do feminismo. Tudo isso agrega à imagem dela, que poderia estar fragilizada, mas ela trouxe o roxo para dar força e melhorar a percepção das pessoas.”
“É uma cor que sempre foi relacionada à riqueza e à realeza, porque era um pigmento mais difícil de ser encontrado. Na história da tinturaria e dos tecidos, a cor púrpura sempre foi associada a pessoas que tinham mais poder aquisitivo”, acrescenta a fundadora da plataforma Resolva meu Look.
A consultora de imagem e estilo Rita Heroina destaca que o significado da tonalidade eleita por Kate Middleton é importante para a ocasião. “Revela mensagens não verbais na imagem pessoal”, garante. “O simbolismo da cor, na psicologia das cores, está ligado à transformação, espiritualidade e sofisticação.”
Roxo: tom brilhante
O look de Kate Middleton, usado em Wimbledon, é da marca britânica de luxo Safiyaa. Trata-se de um vestido acinturado, com saia rodada e mangas levemente bufantes. De acordo com as especialistas, até a nuance mais vibrante de roxo escolhida é provavelmente intencional e estratégica.
“Nesse caso em especial da princesa, ela usou a cor na intensidade viva, o que traz junto a leitura de entusiasmo e energia. O tom pode refletir, na comunicação, como ela está lidando com o tratamento do câncer: com força, coragem e determinação”, aponta Rita Heroina.
Segundo Deh Martini, as variações escuras representam mais poder. “O lilás, por exemplo, é muito mais frágil do que um roxo púrpura. O tom intenso mostra que ela é uma pessoa forte, que está passando por um problema de saúde, mas não é frágil”, enfatiza.
Kate Middleton está há quatro meses afastada de eventos públicos para tratar a doença, revelada em março deste ano. A última aparição havia sido em meados de junho, durante o Trooping The Colour, ao lado do marido e dos filhos.