ContilNet Notícias

Entenda por que Kate Middleton usou roxo em look para rara aparição

Por Metrópoles

Em meio ao tratamento contra um câncer, Kate Middleton se mantém longe dos holofotes. Em uma rara aparição, a princesa de Gales surgiu, nesse domingo (14/7), na final masculina do torneio de Wimbledon, em Londres, no Reino Unido.

Acompanhada da filha, Charlotte, de 9 anos, ela chegou ao evento esportivo usando um vestido roxo. Segundo especialistas, a escolha da cor representa uma motivação que envolve força e coragem.

Kate Middleton em Wimbledon

O motivo mais óbvio para a aposta no roxo é o fato de que Kate Middleton é patrona do All England Club há oito anos, depois de assumir o posto da falecida rainha Elizabeth II, que ocupava o cargo desde 1952. O título engloba a entrega dos troféus do campeonato todos os anos.

No entanto, a opção pela tonalidade também pode ter a ver com a impressão que a princesa quer passar ao público neste momento, como avalia a consultora de imagem e colorista Deh Martini. “O roxo simboliza coragem, espiritualidade e fé. Além disso, é a cor oficial do feminismo. Tudo isso agrega à imagem dela, que poderia estar fragilizada, mas ela trouxe o roxo para dar força e melhorar a percepção das pessoas.”

“É uma cor que sempre foi relacionada à riqueza e à realeza, porque era um pigmento mais difícil de ser encontrado. Na história da tinturaria e dos tecidos, a cor púrpura sempre foi associada a pessoas que tinham mais poder aquisitivo”, acrescenta a fundadora da plataforma Resolva meu Look.

Karwai Tang/WireImage via Getty Images

A consultora de imagem e estilo Rita Heroina destaca que o significado da tonalidade eleita por Kate Middleton é importante para a ocasião. “Revela mensagens não verbais na imagem pessoal”, garante. “O simbolismo da cor, na psicologia das cores, está ligado à transformação, espiritualidade e sofisticação.”

Roxo: tom brilhante

look de Kate Middleton, usado em Wimbledon, é da marca britânica de luxo Safiyaa. Trata-se de um vestido acinturado, com saia rodada e mangas levemente bufantes. De acordo com as especialistas, até a nuance mais vibrante de roxo escolhida é provavelmente intencional e estratégica.

“Nesse caso em especial da princesa, ela usou a cor na intensidade viva, o que traz junto a leitura de entusiasmo e energia. O tom pode refletir, na comunicação, como ela está lidando com o tratamento do câncer: com força, coragem e determinação”, aponta Rita Heroina.

Segundo Deh Martini, as variações escuras representam mais poder. “O lilás, por exemplo, é muito mais frágil do que um roxo púrpura. O tom intenso mostra que ela é uma pessoa forte, que está passando por um problema de saúde, mas não é frágil”, enfatiza.

Kate Middleton está há quatro meses afastada de eventos públicos para tratar a doença, revelada em março deste ano. A última aparição havia sido em meados de junho, durante o Trooping The Colour, ao lado do marido e dos filhos.

Sair da versão mobile