Para quem gosta de estar sempre cheiroso, não basta só passar um perfume e sair de casa. É importante, também, que as fragrâncias sejam notadas ao entrar ou sair dos ambientes.
Pensando em ajudar os cheirosos e cheirosas de plantão, a coluna Claudia Meireles conversou com dois especialistas que revelaram os melhores truques para realçar e potencializar a fixação dos aromas.
De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal, Luanna Caires, a melhor estratégia para ficar ainda mais cheiroso está em priorizar determinados pontos do corpo. “Existem áreas que são naturalmente mais ‘quentes’, devido a uma maior circulação sanguínea. Aplicando os perfumes nessas regiões, a gente garante uma maior volatilidade dos aromas”, explica.
Pontos estratégicos para realçar o perfume
Segundo a dermatologista, as áreas do corpo como os pulsos, pescoço, atrás das orelhas, dobra dos cotovelos, parte de trás do joelho e as áreas internas dos tornozelos são pontos estratégicos para garantir que a fragrância do perfume seja verdadeiramente notada.
Apesar das áreas escolhidas serem importantes para quem deseja receber um elogio ao sair de casa, a professora no curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário UNICEPLAC, Rubia Mundim alerta que a escolha do produto faz toda a diferença quando o assunto é a durabilidade da fragrância.
“Existem dois tipos de perfumes diferentes, o Eau de Parfum ou Parfum. Se a intenção é ficar cheiroso por mais tempo, então, o ideal é escolher os da categoria Parfum, que são os que possuem maior concentração de óleos aromáticos”, explica.
Hidratação da pele
Além de escolher os pontos certos do corpo para passar o perfume, a esteticista e cosmetóloga Rubia Mudim explica que é preciso tomar alguns cuidados com a pele para reter o cheiro do perfume por mais tempo. “Usar um hidratante antes da aplicação do perfume pode ajudar a prolongar a fragrância. Para não ter uma mistura de odores, o melhor é usar um hidratante sem cheiro ou um creme que seja da mesma linha do perfume”, explica.
Aplicação correta
Um hábito muito comum entre as pessoas pode ser o segredo que impede as notas do perfume de se espalhar no ar. Segundo a médica Luanna Caires, esfregar os pulsos após a aplicação do produto mais atrapalha do que ajuda. “Essa prática pode acabar diminuindo a duração do perfume. A melhor forma de aplicar o produto é impondo uma distância de 15 a 20 centímetros do borrifador e da pele”, explica.
A forma de armazenamento do produto também precisa ser revista se quiser conservar o perfume. “A exposição ao calor e à luz pode alterar a composição do perfume e reduzir a eficácia do produto. A melhor maneira de guardar o perfume é em um local fresco e seco, longe da luz direta e de temperaturas extremas”, finaliza.
Cada pele, um cheiro
Mesmo seguindo todos os passos sugeridos pelas especialistas, uma dúvida frequente acaba confundindo as pessoas na hora de comprar o perfume ideal. Por que o mesmo perfume em uma pessoa pode se adaptar de maneira diferente em outra?
Segundo a dermatologista Luanna Caires, a resposta está no tipo de pele de cada indivíduo.
“O pH da pele pode alterar a composição do perfume, resultando em uma variação sutil da fragrância de uma pessoa para outra. Além disso, podemos perceber que peles mais oleosas tendem a reter melhor a fragrância, fazendo com que o perfume dure mais tempo. Em contrapartida, peles secas podem fazer com que o cheiro evapore mais rapidamente. Além disso, o pH da pele pode alterar a composição do perfume, resultando em uma variação sutil da fragrância de uma pessoa para outra”, revela.