A Cavalgada é uma das programações mais esperadas pelo público da Expoacre Juruá, e a segurança do evento é um ponto primordial, por isso, o Estado realizou na manhã desta terça-feira, 30, uma reunião para ajustar os últimos detalhes de segurança para a Cavalgada da Expoacre Juruá 2024.
O objetivo é que os participantes que irão de quadriciclo, moto, carro ou animais possam se sentir seguros no evento.
O policiamento de trânsito será reforçado com o Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e as orientações são de que os animais permaneçam na faixa destinada a eles. “A pretensão é que façamos nos moldes do ano passado, para que nós tenhamos uma segurança durante todo o trajeto. A principal conscientização é por parte dos participantes, a quem nós dedicamos todo o esforço, para que seja uma cavalgada tranquila”, destaca Edvan Rogério, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Cruzeiro do Sul.
Importante ressaltar que, assim como no ano anterior, não será permitido o transporte de pessoas nas carrocerias das caminhonetes. Além disso, também será proibido o excesso de pessoas nos quadriciclos. Em relação à Lei Seca, os condutores serão submetidos a testes de etilômetro e não será permitido a condução de veículos sob o uso de álcool.
“A população precisa entender as medidas de segurança que estão sendo tomadas para que a gente tenha uma cavalgada bem tranquila. As pessoas devem ficar atentas às as áreas delimitadas, para que a cavalgada aconteça e o trânsito possa fluir normalmente para as pessoas que não estão na festa”, explica a presidente do Detran, Taynara Martins.
A Cavalgada acontecerá no domingo, 4, e a concentração será no Bairro da Cohab, às 8h, e encerrará no Arena do Juruá. “Como sempre, a parceria com o Estado rende bons frutos. É importante termos conversas como essas com a PM e o Detran, para garantir a segurança tanto dos animais quanto das pessoas que estarão participando. Tenho certeza que vai ser uma festa bonita, tranquila, contagiante e segura para todos”, afirma o organizador da Cavalgada, José Epaminondas Costa.
Estiveram presentes na reunião, além da Casa Civil e da organização da Cavalgada, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SEMTRANS) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN).