Não é segredo para ninguém que GTA 6 é o jogo mais aguardado de todos os tempos. Certamente, a expectativa é muito alta para a sequência, mas o game pode não ser o que alguns fãs estejam esperando, segundo um ex-veterano da Rockstar que já trabalhou em inúmeros jogos da franquia de sucesso.
Quem afirma isso é Obbe Vermeij, veterano que revelou inúmeras curiosidades sobre GTA San Andreas nos últimos meses. Em entrevista ao canal SanInPlay, o desenvolvedor falou sobre a produção de GTA 6 — e, embora não esteja envolvido no projeto, certamente é a voz da experiência de alguém que já trabalhou de perto em diversos games da série.
Embora Vermeij tenha notado que não tinha informações privilegiadas, já que deixou a Rockstar em 2009, ele ficou impressionado com o que viu no trailer, mas tinha algumas preocupações sobre como a sequência será recepcionada no lançamento.
“Não acho que [GTA 6] será muito diferente de GTA 5. Acho que as pessoas podem ficar um pouco decepcionadas no primeiro dia, mas ainda será o melhor jogo que existe”, explicou o desenvolvedor na entrevista.
Evolução de GTA 5 para GTA 6 pode não ser tão perceptiva quanto antes
Vermeij também sugere que as tecnologias de GTA 5 podem não ter evoluído o suficiente para causar um impacto tão significativo como o de GTA 2 para GTA 3 — ou de GTA San Andreas para GTA 4.
“Há alguns rumores sobre a criação de novas tecnologias relacionadas a animação e IA e todas essas coisas. Acho que é hora de uma revolução em que a animação seja mais orientada por IA e física. Se alguém vai dar esse passo, será a Rockstar”, explicou.
Além disso, o ex-veterano, que deixou a Rockstar em 2009, também exaltou toda a temática de GTA 6 e disse que a localização de Vice City, assim como o tema Flórida (que é uma cidade repleta de surpresas), combinam “muito bem” com a franquia.
Vermeij teve problemas com a Rockstar por “falar demais” sobre bastidores
Vale lembrar que Vermeij já teve problemas com a Rockstar por revelar os bastidores de produção dos jogos da empresa. Em novembro de 2023, o ex-desenvolvedor colocou um blog no ar para compartilhar suas experiências por lá, mas a iniciativa foi engavetada após ele receber alguns e-mails de ex-colegas da Rockstar North.
“Recebi um e-mail da Rockstar North. Eu realmente não achava que alguém se importaria de eu falar sobre jogos de 20 anos atrás, mas eu estava errado. Algo sobre arruinar a mística da Rockstar ou algo assim”, contou Vermejj na última publicação do seu blog, que foi encerrado na ocasião.
Segundo o perfil de Vermejj no LinkedIn, ele foi diretor técnico da Rockstar North de 1995 a 2009, trabalhando nos principais títulos da franquia Grand Theft Auto — como GTA 3, GTA 4, GTA Vice City e GTA San Andreas. Um currículo de respeito, não é mesmo?