ContilNet Notícias

Família de adolescente acreana convidada para evento da ONU pede ajuda para custear viagem

Por Vitor Paiva, ContilNet

A Organização das Nações Unidas (ONU) convidou uma jovem acreana para participar de equipe com representantes de todos os lugares do mundo, a fim de discutir soluções para as crises do mundo.

O evento ocorrerá em duas universidades estadunidenses, sendo elas as renomadas instituições de Harvard e Yale. A escolhida para representar o estado do Acre é Luanna Souza Gama, de 16 ano, que será acompanhada por agentes diplomáticos da ONU.

Gama contou, ao site de notícias ac24horas, como encontrou o anúncio para que participasse do programa, tendo encontrado a propaganda enquanto navegava pelo Instagram.

A partir de sua inscrição, passou a realizar diversos simulados online, que abordaram diversas temáticas, incluindo a produção de alguns relatórios abordando soluções para certas problemáticas.

A garota fez todo o processo de maneira online/Foto: Reprodução

“É uma oportunidade que você não desenvolve só a oratória, mas também a negociação, o conhecimento de outras culturas. Nós vamos tentar resolver problemas mundiais de forma pacífica e palpável”, disse ela.

A mãe da garota, Rosiane Dantas de Souza, explica que o custo de sua viagem é alto, e que está buscando meios de arrecadar os fundos necessários, pois mesmo contando com o apoio da escola, não será o suficiente para bancar todas as despesas.

“Essa porta se abriu e estou, como mãe, divulgando pra poder receber ajuda para a viagem, que vai ser em parte custeado pela escola, mas o valor inteiro é estimado entre R$ 28 mil e R$ 32 mil. Vou até o governador conversar com ele, pedir ajuda, e também peço a ajuda das pessoas para ajudar neste sonho”, diz a mãe.

Souza diz que passou por certas dificuldades durante a pandemia e não conseguiria continuar bancando os estudos de sua filha, mas ao conversar com a direção da escola, conseguiu uma bolsa parcial para a garota.

A mãe aceitou o emprego na instituição para que filha pudesse continuar seus estudos/Foto: Reprodução

Após isto, no outro ano letivo, foi contratada para trabalhar no colégio, deixando parte do seu salário com a instituição, para que a filha pudesse continuar seus estudos.

“Se fosse pra mim eu não pediria por vergonha, mas quando envolve filho a gente faz qualquer coisa. Agora me sinto orgulhosa e maravilhada”, conta.

O embarque rumo à América do Norte já conta com data marcada, e Gama irá para o evento no dia 17 de janeiro de 2025, tendo duas semanas de estadia em solo estadunidense. Para aqueles que têm interesse em ajudar na empreitada vivida pela adolescente, doações podem ser feitas através da seguinte chave PIX:celuannagama@gmail.com

Sair da versão mobile