Após um ano de suspensão das operações entre Rondônia e Amazonas, a Gol Linhas Aéreas anunciou a retomada dos voos diretos entre Porto Velho e Manaus.
De acordo com informações da companhia aérea, as operações diretas acontecerão seis vezes na semana, a partir do dia 27 de outubro de 2024. Os voos entre as duas capitais serão de segunda a sábado.
Veja os horários:
➡️Saida de Porto Velho : 23h15. Chegada na capital do Amazonas: 00h25.
➡️Decolagem de Manaus às 01h15 e pouso em Porto Velho às 02h25.
Todos os voos da rota serão operados com as aeronaves Boeing 737 800, cuja capacidade é de 186 passageiros.
Suspensão de voos no estado
Em julho de 2023, há pouco mais de um ano, a Gol anunciou corte na malha aérea em Rondônia e suspendeu seus voos diários entre Rondônia e a capital do Amazonas. A empresa justificou a medida alegando excesso de ações na Justiça rondoniense.
Em nota enviada ao g1,a companhia aérea teria informado estava tendo um “desestímulo para a manutenção dos serviços” em Rondônia. No primeiro semestre de 2023, a Gol foi processada mais de 4,5 mil vezes no estado.
Voos — Foto: TV Globo/Reprodução
Voos — Foto: TV Globo/Reprodução
A Azul, sob mesma alegação de alta judicialização, retirou todos os voos de Porto Velho para Manaus e também a rota para Cuiabá. Em contrapartida, a empresa divulgou o retorno das operações entre Porto Velho a Belo Horizonte em um voo diário (e direto).
Após os anúncios das empresas áreas, a prefeitura da capital de Rondônia ingressou na Justiça com uma Ação Civil Pública contra as companhias aéreas Azul e Gol pedindo que as duas retomem as rotas comerciais.
Até fevereiro de 2024, a administração municipal e as companhias aéreas Gol e Azul ainda não tinham chegado a um acordo judicial. Essa já era a terceira audiência marcada para discutir a possível retomada dos voos suspensos em 2023.
Já em abril deste ano, a Azul anunciou que passará a operar uma nova rota de voos saindo de Porto Velho com destino a Rio Branco. Além disso, a companhia vai ampliar as decolagens para Belo Horizonte (MG): duas vezes por dia a partir de 4 de outubro.