Poucos sabem disso, mas os alimentos podem afetar diretamente o desejo sexual — tanto de maneira positiva quanto negativa. Por isso, é preciso prestar atenção na hora de escolher o cardápio em um encontro ou aquela boquinha antes da hora H.
A nutricionista Carolina Vogado aponta que uma boa saúde sexual e uma libido ativa dependem mais de hábitos alimentares do que de refeições pontuais. “É importante manter uma rotina alimentar saudável. O consumo de alimentos que favorecem a síntese de óxido nítrico e a lubrificação vaginal podem ser interessantes antes do sexo”, inicia a expert.
“Dietas com carnes processadas, alimentos amiláceos, laticínios integrais, queijo, café, álcool, bebidas adoçadas com açúcar e doces tendem a apresentar desfechos de perda de libido e disfunção sexual em homens e mulheres”, alerta Carolina.
A nutricionista Adriane Alves, por sua vez, explica que os piores alimentos são aqueles ricos em gordura, como frituras e molhos. “Bater aquele cachorro quente duplo com batata frita ou uma feijoada não é a melhor escolha antes de realizar uma atividade vigorosa e intensa”, diz.
Além da seleção de alimentos, Adriana aponta que não é ideal comer e logo depois fazer sexo. “Quando realizamos atividade sexual, isso aumenta a demanda de sangue para a região pélvica e dos membros inferiores, ficando em segundo plano a circulação sanguínea para o tubo digestivo”, salienta. Ou seja: transar logo após comer não apenas atrapalha a digestão, como pode causar estofamento gástrico e arrotos indesejados.
Alimentos para evitar
Queijos
Os laticínios podem atuar como um congestionante e gerar inchaços.
Feijão
O feijão contém altos níveis de rafinose, o que causa gases.
Salgadinhos
Alimentos como batata chips e salgadinhos têm alto teor de gorduras saturadas. Eles podem prejudicar a circulação e diminuir o fluxo sanguíneo.
Carnes gordurosas
Neste caso, tudo irá depender da digestão, mas se você quer evitar qualquer empecilho opte por não consumir carnes gordurosas antes da relação sexual.
Bebidas alcoólicas
O consumo do álcool pode deixar os momentos mais agradável e relaxantes. O segredo, aqui, é evitar exageros, o que pode facilitar algumas disfunções na hora do sexo, como dificuldade na ereção ou o orgasmo.
Alimentos para apostar
- Frutas: são fonte de energia e de fácil digestão;
- Saladas diversificadas com acompanhamento de uma carne com pouca gordura;
- Massa em pouca quantidade e sem excesso de molhos gordurosos;
- Chocolate: ajuda a liberação de endorfina e serotonina, melhorando a percepção de prazer;
- Pimenta: aumenta a temperatura corporal e a circulação sanguínea;
- Gengibre: aumenta a circulação e tem efeito termogênico.
Dica da nutri!
Segundo Adriana a refeição ideal antes do rala e rola é um suco verde com bastante gengibre e uma pitada de guaraná em pó para dar mais energia. Ela dá, ainda, outras ideias: “Salada verde finalizada com azeite extra virgem, nozes e noz moscada trituradas, arroz ou torradas, bife magro de proteína animal ou vegana e uma barra de chocolate de 70 a 99% de cacau na sobremesa.”