iPhone dobrável pode chegar em 2026, diz rumor; saiba tudo

Primeiro celular dobrável da Apple é motivo de muita expectativa pelos usuários de iOS, já que modelos deste tipo disponíveis no mercado usam sistema Android

O primeiro iPhone dobrável deve chegar ao mercado em 2026. É o que informa o portal The Information. De acordo com o site estrangeiro, a Apple já trabalha na contratação de fornecedores da Ásia para começar a fabricação do celular, que é muito aguardado pelo público. O design do smartphone, ao que tudo indica, deve ser semelhante ao do Galaxy Z Flip, da Samsung. O objetivo é deixar o iPhone mais compacto para carregar no bolso, o que é um grande destaque dos gadgets da empresa sul-coreana.

Conceito de iPhone dobrável — Foto: ConceptsiPhone (@RanAvni1) / Twitter

Vale ressaltar que a Apple está atualmente desenvolvendo a linha do iPhone 16, cujo lançamento está previsto para setembro deste ano. Os rumores apontam que o iPhone dobrável deverá ser lançado no início de 2026, ou seja, após os lançamentos das próximas duas gerações do principal produto da marca.

Protótipo não oficial de iPhone dobrável  — Foto: Reprodução/YouTube

Protótipo não oficial de iPhone dobrável — Foto: Reprodução/YouTube

Parceria com a Samsung

Os rumores ainda sugerem uma parceria entre a Apple e a Samsung. A marca estadunidense teria formalizado um suposto contrato com a gigante sul-coreana, ainda em 2024, para o fornecimento de equipamentos para a construção do iPhone dobrável. O acordo também preveria o compartilhamento de regulações entre as marcas, para comercialização da tecnologia e de requerimentos de qualidade.

Propaganda do Galaxy Z Flip 6, novo dobrável da Samsung — Foto: Reprodução/Samsung

Propaganda do Galaxy Z Flip 6, novo dobrável da Samsung — Foto: Reprodução/Samsung

Se confirmada, a entrada da empresa estadunidense no mercado dobrável será um pouco tardia. Atualmente a maior fabricante neste nicho é justamente a Samsung, com as linhas Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold. Outras empresas também já embarcaram na produção de dispositivos dobráveis, como Xiaomi, OppoHuawei e OnePlus. Todas as marcas produziram dobráveis com sistema Android, ou seja, com a entrada da Apple no mercado, os usuários de iOS interessados em dobráveis finalmente terão opções de compra.

Como vai ser o iPhone dobrável?

No momento, tudo que se sabe é que o iPhone dobrável deve ter dimensões similares às dos iPhones já disponíveis no mercado. Para fins de ilustração, o modelo mais básico de cada linha tem tela de 6,1 polegadas desde o iPhone 11, que chegou ao mercado em 2019. Além disso, a empresa estadunidense já registrou, segundo rumores, algumas patentes de tecnologia para o possível lançamento.

Existem ainda rumores de que a Apple estaria desenvolvendo outros dispositivos dobráveis, como um modelo especial do iPad. Entretanto, o iPhone dobrável deve ser lançado primeiro. Antes, a marca enfrentava dificuldades para a produção de uma tela flexível e resistente com dobradiça, o que não parece ser mais um problema para a fabricante, principalmente se a parceria com a Samsung for confirmada.

O lançamento do Galaxy Ring é um exemplo de expansão de mercado das grandes marcas — Foto: Reprodução/Samsung

O lançamento do Galaxy Ring é um exemplo de expansão de mercado das grandes marcas — Foto: Reprodução/Samsung

Outro rumor é que a Apple estaria trabalhando em um Macbook híbrido, ou seja, que pode funcionar tanto como tablet, quanto como um notebook. Este mercado também interessa a empresa estadunidense, já que outras marcas já fabricam produtos do tipo. Um exemplo é o Lenovo ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid, que deve ser lançado ainda neste ano pela Lenovo. Anunciado em janeiro, o dispositivo é dois em um e vem com sistemas operacionais Android e Windows.

PUBLICIDADE