O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, virou réu após a Justiça receber uma notícia-crime nesta semana. A decisão é do Juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, Cloves Augusto Alves Cabral.
Jorge responde pelas acusações de calúnia, injúria e difamação contra o senador Márcio Bittar, do União Brasil.
Bittar impetrou com uma ação judicial após Jorge declarar durante uma entrevista, em 2021, que orçamento do relator, coordenado por Bittar no ex-governo Bolsonaro, seria “um caso de polícia”. O orçamento do relator ficou conhecido como ‘Orçamento Secreto’.
“Na verdade, a entrevista do ex-governador ele até tem me fez um favor, que é de esclarecer esse assunto de novo. Com relação ao que ele disse aqui, ele vai responder na justiça. Isso é um problema da justiça. Ele usou palavras como ‘quadrilha’ ‘coisa de bandido’, semelhante ao mensalão do PT. Então, isso é óbvio que é pra mim e eu sou o relator do orçamento. Então, ele vai responder na justiça e eu protocolei uma denúncia e ele vai ter que se explicar lá. O que me assusta é ver gente torcendo contra o Acre. O orçamento tá publicado no diário e não tem nada de secreto nisso”, disse Bittar na época ao anunciar que iria entrar com uma ação contra Jorge Viana.
A Justiça do Acre ainda tentou realizar uma audiência de conciliação entre os dois, mas não conseguiu localizar Jorge Viana.
A sentença deverá ser proferida nos próximos dias.