ContilNet Notícias

Maíra Cardi culpa web pela língua de framboesa da filha; o que causa?

Por Metrópoles

A influenciadora Maíra Cardi revelou nos stories do instagram, que a filha dela, Sophia, de 5 anos, foi infectada com uma bactéria na língua. Na postagem, a influencer sugeriu que a infecção que deixou a menina com língua de framboesa poderia ter sido motivada pela energia negativa que alguns seguidores poderiam estar direcionar a ela.

“Sophia pegou uma bactéria que a língua dela fica igual framboesa. Não comia nada, nem chupeta conseguia chupar, nada podia encostar na língua. Cancelei o Instagram dela. Algumas coisas na vida precisam ser blindadas. Você já pensou, na sua vida, o que está exposto demais e talvez você possa estar se prejudicando por isso?”, disse a esposa de Thiago Nigro, o Primo Rico, em postagens na sexta-feira (26/7).

Reprodução/Instagram

O que causa a língua de framboesa?

O quadro apelidado de “língua de framboesa” pela influenciadora, porém, tem causas conhecidas na medicina. Em geral, é causado por uma das três infecções bacterianas mais comuns de atingirem a língua, como aponta a odontopediatra Ilana Marques, da IGM Odontopediatria, de Brasília.

A mais frequente delas são as infecções por bactérias das famílias dos Streptococcus ou dos Staphylococcus. Estas infecções bacterianas na boca podem causar inflamação e alterações na língua, como lesões ou placas. Esses tipos de infecções podem resultar em dor e desconforto.

Uma bactéria dessa família, a Estreptococo beta hemolítico do grupo A, é a causadora da escarlatina, que além da língua de framboesa causa mal-estar, dores de garganta, náuseas e febre.

“Se houver sintomas persistentes ou preocupantes, é essencial consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado”, aponta Ilana.

Pode ser sapinho?

Além disso, menos frequentemente, a língua de framboesa pode ser causada também por outras bactérias, mas são mais frequentes os casos de uma infecção fúngica, a candidíase oral.

Embora não sejam exclusivamente bacterianas, infecções por Candida podem causar alterações na língua, que às vezes são confundidas com problemas bacterianos. Em casos de candidíase oral, conhecida popularmente como sapinho, podem aparecer placas brancas dolorosas na língua.

Elas são comuns em crianças, já que o sistema de defesa do organismo ainda não é forte o suficiente para combater microrganismos, o que facilita a infecção pelo fungo.

Seja de natureza bacteriana ou fúngica, a língua de framboesa deve ser examinada por um profissional e deve ser realizada uma coleta de amostras da mucosa oral para identificar o patógeno específico.

O tratamento é feito com antibióticos (caso a origem seja bacteriana) e também com a manutenção de cuidados de higiene bucal para prevenir o aparecimento ou a multiplicação das infecções.

Sair da versão mobile