“Maracatu: aproximando baques” promove segunda edição de oficinas em Rio Branco; confira

Confira a programação completa do projeto, que será realizado na Usina de Arte Joção Donato

Em busca de fortalecer a cultura popular em Rio Branco (AC), o projeto “Maracatu: aproximando baques” chega a segunda edição com oficinas de conhecimentos práticos dos instrumentos desse ritmo afro-brasileiro, entre os dias 12 e 20 de julho.

Rumenig Dantas e Lany Moura, integrantes do grupo de Maracatu Nação Porto Rico, ministram os nove dias de oficinas. Ambos integram uma das mais antigas nações de maracatu em Pernambuco, reconhecidamente, o berço da tradição cultural que se espalhou pelo Brasil e pelo mundo.

Expressão cultural: mulheres participam com entusiasmo das atividades do projeto/Foto: Ascom

Para marcar o início das atividades do projeto, os oficineiros palestram sobre Tradição e Ancestralidade Nagô nesta sexta-feira, 12, às 19h, na Usina de Arte João Donato. Detalhes da programação podem ser acessados pelo perfil do grupo Maracatu Pé Rachado no Instagram (@maracatuac).

O projeto aprovado via edital do Fundo Municipal de Cultura N° 12/2023, na Área de Patrimônio Cultural tem foco no Maracatu de baque virado, o que pode ser entendido como um dos ritmos dessa cultura atualmente trabalhado em Rio Branco pelo Grupo Maracatu Pé Rachado.

Movimento e ritmo: participantes demonstram habilidades durante as oficinas de Maracatu/Foto: Ascom

No ciclo de oficinas, o público de participantes receberá formação sobre os baques e/ou ritmos, técnicas musicais e as práticas utilizadas pelo grupo Nação Porto Rico – PE. A programação também prevê roda de conversa sobre “Tradição e Religiosidade da nação Nagô”.

Com encerramento previsto para o sábado, 20 de julho, a organização prepara um cortejo pelas ruas do Centro da capital, a partir das 17 horas.  A culminância, como foi identificado esse momento final, apresentará aos moradores da cidade esse ritmo oriundo do nordeste que também faz parte da formação cultural da sociedade acreana.

Habilidades durante as oficinas de Maracatu/Foto: Ascom

Conheça horários das programações:

12/07 (sexta) – 18h às 22h (Roda de conversa)

13/07 (sábado) – 15h às 19h

14/07 (domingo) – 15h às 19h

15/07 (segunda) – 18h às 22h

16/07 (terça) – 18h às 22h

17/07 (quarta) – 18h às 22h

18/07 (quinta) – 18h às 22h

19/07 (sexta) – 18h às 22h

20/07 (sábado) – Cortejo as 17h

PUBLICIDADE