Modo Carreira EA FC 24: times, promessas e dicas para jogador ou treinador

Opção é mais complexa que em games anteriores, mas entender bem o que o modo tem a oferecer vai permitir uma experiência bastante completa; veja guia

O Modo Carreira no EA Sports FC 24 é uma das opções de gameplay mais clássicas no jogo de futebol da Electronic Arts. Aqui, os jogadores podem começar uma jornada comandando um clube como treinador ou atleta para evoluir ao longo de diversas temporadas e construir seu caminho no futebol internacional. No game, o clássico modo ganhou alguns pontos específicos que dão maior controle tático sobre o time, assim como permite controlar aspectos da vida pessoal do seu craque, na opção de jogador.

EA Sports FC 24, Vinícius Júnior domina de letra — Foto: Reprodução/Steam

Para ajudar você a tomar as melhores decisões na hora de começar ou desenvolver o seu Modo Carreira, o TechTudo preparou um guia com tudo sobre o Modo Carreira no EA FC 24. Vale lembrar que o jogo está disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series XXbox Series SXbox OneNintendo Switch e PC, com preço sugerido de R$ 359. Além disso, é possível acessar o game por meio do Xbox Game Pass, assim como encontrar ofertas mais baratas nas lojas online.

Pep Guardiola no EA FC 24; veja guia do Modo Carreira no jogo — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo
Pep Guardiola no EA FC 24; veja guia do Modo Carreira no jogo — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo

Modo Carreira no EA Sports FC 24: jogador ou treinador?

A escolha depende da experiência que você gostaria de ter, já que as modalidades são bem diferentes. Por um lado é possível atuar como um manager influenciando diversos setores do clube, e, por outro, realizar o sonho da maioria dos fãs de futebol que é ser um atleta de alto nível.

Como treinador, o EA FC 24 traz a opção dos players criarem o seu próprio clube para comandar, substituindo alguma equipe original do jogo. Nesse modelo você pode definir o nome do time, seu rival, a identidade visual da equipe, a qualidade dos jogadores, a média de idade do elenco e até mesmo a verba de transferências. Mas, a opção mais clássica é escolher um time real, redesenhando o caminho em sua liga de origem.

A partir da equipe selecionada, você deve atender às exigências da diretoria para não ser demitido. Elas vão desde o desempenho esportivo, até a exposição da marca e resultados financeiros. É possível também comandar seleções enquanto treina o clube, além de poder mudar de equipe de acordo com as vagas disponíveis.

EA FC 24, é possível criar o seu próprio clube no Modo Carreira como treinador — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo
EA FC 24, é possível criar o seu próprio clube no Modo Carreira como treinador — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo

Na carreira de jogador não existe a possibilidade de criar um time, mas você pode gerar um atleta com as suas características e desenvolver suas habilidades e PlayStyles da maneira que preferir. O seu comportamento fora das quatro linhas determinará ainda a personalidade do seu jogador, entre rebelde, alma do time e diligente.

Aqui, você pode pedir um aumento ou até mesmo se transferir para o clube que desejar apenas cumprindo metas do contrato. Além disso, você consegue investir o seu dinheiro em diversas atividades, das mais arriscadas às mais seguras, visando um retorno financeiro ou até mesmo desenvolver suas aptidões.

Melhores times no Modo Carreira do EA Sports FC 24

Independente do modo escolhido, existem alguns clubes interessantes para se iniciar uma carreira, indo além de gigantes como Real Madrid, Barcelona, Liverpool e Bayern de Munique, entre outros. Visando o desafio de retornar à elite, há casos como o Schalke 04, que já foi a maior potência do país na década de 1930, tem sete títulos da Bundesliga, cinco Copas da Alemanha e chegou a ganhar a antiga Copa da UEFA, atual Liga Europa. Atualmente o time joga a segunda divisão e quase faliu devido às dívidas. No jogo, o Schalke tem verba de 17 milhões de euros para transferências, o que representa um desafio interessante para recuperar o clube.

Outro caso parecido é o Saint-Etienne, que ostenta dez títulos da Ligue 1 e só está atrás do rico Paris Saint-Germain (PSG). A histórica equipe francesa conquistou o acesso para disputar a primeira divisão na próxima temporada e o feito pode ser repetido no EA FC 24, com 10 milhões de euros disponíveis para contratar novos jogadores.

EA FC 24, Saint-Étienne é boa opção no Modo Carreira — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo
EA FC 24, Saint-Étienne é boa opção no Modo Carreira — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo

Também vale citar o Leicester, que surpreendeu o mundo ao conquistar a Premier League na temporada 15/16, mas não conseguiu se firmar na elite e acabou rebaixado. Apesar de não ser um gigante, o time ganhou a simpatia de muitos apaixonados pelo esporte devido à campanha histórica, e pode ser uma boa alternativa para quem busca levar um clube à primeira divisão. Aqui, o desafio não deve ser tão grande, já que o elenco é um dos melhores da “série B” inglesa, a EFL.

Para quem quer dar sequência aos bons trabalhos que algumas equipes menores vêm fazendo, há algumas opções interessantes. O Luton Town aparece no EA FC 24 como a equipe de menor valor na Premier League, além de ser a segunda equipe com menos verba para usar em transferências. Se manter na primeira divisão do campeonato nacional mais disputado do mundo será um desafio e tanto.

Outra equipe que fez ótima campanha em 23/24 foi o Union Berlin. O clube alemão conseguiu sua primeira vaga na Champions League após terminar a Bundesliga em quarto lugar na temporada 22/23. O objetivo aqui é incomodar Bayern de Munique e Borussia Dortmund na briga pelo título da liga, além de se firmar na maior competição internacional de clubes do mundo.

No EA Sports FC 24, o Union Berlin é a opção para quem busca um bom desafio — Foto: Reprodução/EA
No EA Sports FC 24, o Union Berlin é a opção para quem busca um bom desafio — Foto: Reprodução/EA

O RC Lens, da França, ficou a um ponto de vencer a Ligue 1 do todo poderoso PSG. Com o vice-campeonato e a classificação para a Champions League, o time ficou valorizado e vendeu alguns jogadores chave. Mesmo sem um elenco estrelado, as expectativas da diretoria em relação ao sucesso nacional são altas, e você pode repetir (e manter) o sucesso da equipe no EA FC 24.

Recriar histórias de sucesso que marcaram o futebol recentemente também é uma ótima maneira de se divertir no Modo Carreira. Como o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso e companhia, que atingiu 51 jogos de invencibilidade na temporada e conquistou o título da Bundesliga de maneira invicta. Reproduzir esse feito vai exigir maestria, visto que Bayern de Munique e Borussia Dortmund são equipes extremamente fortes no jogo.

Outra sugestão que vem de um bom momento recente é o Napoli de Luciano Spalletti, que encerrou um jejum de 33 anos ao vencer o campeonato italiano da temporada 22/23. Devido ao sucesso, a diretoria está exigindo uma nova grande campanha na Serie A para quem optar por comandar a equipe de Nápoles. Com um orçamento de mais de 65 milhões de euros e nomes como Osimhen e Kvaratskhelia, é possível repetir a dose e conquistar o bicampeonato.

Khvicha Kvaratskhelia é um dos grandes destaques do Napoli no EA Sports FC 24 — Foto: Reprodução/EA
Khvicha Kvaratskhelia é um dos grandes destaques do Napoli no EA Sports FC 24 — Foto: Reprodução/EA

Melhores promessas no Modo Carreira do EA Sports FC 24

Outro fator importante no Modo Carreira do EA FC 24 é a utilização de jogadores jovens, baratos e com grande potencial para se desenvolverem. Seja para contratar para o seu time como técnico ou para gerenciar sua carreira no modo atleta, eles prometem atingir um Overall alto e trazer retornos esportivos e financeiros.

Começando pelos goleiros, o Diogo Costa, do Porto, conta com uma nota de 83 e tem potencial para chegar a 89, sendo indicado para clubes mais ricos, pois seu valor inicial é de 46,5 milhões de euros. Já Marco Carnesecchi, da Atalanta, é um pouco mais barato, aproximadamente 33 mihões de euros, porém, tem 2 pontos a menos tanto de Overall, quanto de potencial em relação a Diogo. Guillaume Restes, do Toulouse, é a contratação de menor investimento entre essas por ser mais jovem (cerca de 11,5 milhões de euros). Seu Over é de 75 e tem o mesmo potencial 87 de Carnesecchi, mesmo sendo quase três vezes mais barato.

Já na defesa, surgem nomes como o do espanhol Balde, lateral-esquerdo do Barcelona avaliado em 53 milhões de euros, de apenas 19 anos, que conta com 81 de Overall e um potencial de 89. Jorrel Hato, do Ajax, é menos conhecido e quase oito vezes mais barato que Balde, sendo cotado em 6,5 milhões de euros no jogo. O zagueiro tem 17 anos, uma nota de 73 e um potencial de 88. O zagueiro brasileiro Lucas Beraldo, do PSG, também é uma boa opção. Aos 19 anos, tem 75 de Overall, um potencial de 86 e vale 11,5 milhões de euros.

O EA Sports FC 24: o principal atributo do jovem lateral Balde é a Velocidade, quesito em que ele alcança 91 pontos — Foto: Reprodução/Adriano Assumpção
O EA Sports FC 24: o principal atributo do jovem lateral Balde é a Velocidade, quesito em que ele alcança 91 pontos — Foto: Reprodução/Adriano Assumpção

No meio de campo estão jóias já conhecidas no mundo da bola. Zaïre Emery, do PSG, surge como um dos principais jogadores da nova geração, mesmo tendo somente 17 anos. No jogo, tem nota 80 e pode atingir os 90, custando 43,5 milhões de euros. Vencedor do prêmio Golden Boy em 2022, Gavi custa 68,5 milhões aos 18 anos e aparece como uma ótima contratação para o meio de campo, com Overall de 83 e potencial também de 90. O rival Real Madrid também tem um futuro astro da posição. Arda Güler, com apenas 18 anos, é o meia mais barato da lista (22 milhões de euros), tem nota 77 e um potencial de 88.

No ataque o dinamarquês Rasmus Højlund, do Manchester United, tem 20 anos e vale 31 milhões de euros. O jovem centroavante tem 78 de Overall e pode chegar aos 89. Aberto pela esquerda o brasileiro Sávio pertence ao ESTAC Troyes, mas que está emprestado ao Girona. Aos 19 anos, ele tem uma nota de 80 e tem chance de alcançar 88, sendo avaliado em 45,5 milhões de euros. Para fechar, outro brasileiro com grande potencial é Vitor Roque, do Barcelona. Centroavante de apenas 18 anos, conta com um Over de 76, um potencial de 88 e seu valor é cotado em 17,5 milhões de euros.

Dicas para mandar bem como treinador no Modo Carreira do EA Sports FC 24

Para te ajudar a triunfar no Modo Carreira como técnico e superar as expectativas da diretoria, aqui vão algumas dicas importantes. Primeiro, defina uma visão tática para o seu time (Tiki-taka, retranca total, contra-ataque, etc.) e monte uma comissão técnica que esteja de acordo com o estilo de jogo e com as características do seu elenco, pois isso impacta na habilidade dos jogadores.

EA FC 24, exemplo de visão tática no Modo Carreira como treinador — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo
EA FC 24, exemplo de visão tática no Modo Carreira como treinador — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo

Com o decorrer dos jogos, ajuste o plano de treino de cada atleta para manter o ritmo de jogo e o preparo físico o mais alto sempre. Alguns jogadores demoram mais para recuperar o fôlego entre as partidas, por isso, é importante manter seus treinamentos de titulares sempre com foco na energia. Já outros atletas que são menos utilizados podem estar fora de forma, então, para corrigir isso, você pode configurar um treino focado em desempenho.

Antes de cada partida existe a sessão de treino, onde o jogo dá PlayStyles temporários para os atletas que participarem, o que vai ajudar na gameplay. Ainda no pré-jogo, sua equipe técnica separa um relatório do adversário, que contém a formação provável, a visão tática e as estatísticas da equipe, vale a pena conferir.

Além disso, manter uma boa relação com os atletas é uma prática valiosa, portanto, procure dar oportunidades, mostrar simpatia nas conversas pessoais e elogiar o time nas coletivas. A moral dos jogadores também depende do desempenho individual e do time, além do quão satisfeitos eles estão com o seu contrato. Atletas que se sentem desvalorizados têm queda no rendimento e podem pedir para serem negociados.

É possível contratar uma comissão técnica para o Modo Carreira do EA Sports FC 24 — Foto: Reprodução/YouTube (EA Sports FC)
É possível contratar uma comissão técnica para o Modo Carreira do EA Sports FC 24 — Foto: Reprodução/YouTube (EA Sports FC)

Para conseguir reforçar bem o elenco, contrate olheiros experientes e com boa avaliação. Eles trazem relatórios com bons nomes que se encaixam no perfil desejado, facilitando a busca em mercados pouco conhecidos. Defina os alvos de acordo com as carências do elenco e filtre as opções por idade, encaixe tático, posição e até tempo restante de contrato.

Montar uma boa comissão de base também é um ótimo investimento, já que traz grandes chances de revelar jogadores com bom potencial de revenda e de retorno esportivo. Clubes com menor poderio financeiro podem usar desse meio para conseguir atletas valiosos, por exemplo. Uma vez contratado, o scout apresenta mês a mês uma relação de jogadores da região selecionada para a análise, que pode ser desde o país do clube até centros com alto potencial, como Brasil, Argentina, Espanha ou Itália, por exemplo. Caso tenha interesse em algum, não demore para finalizar a contratação, pois outra equipe pode te dar um chapéu e fechar com ele primeiro.

Dicas para mandar bem como jogador no Modo Carreira do EA Sports FC 24

O sucesso no Modo Carreira como jogador está mais atrelado ao seu desempenho individual do que coletivo. Ganhar é importante, mas o objetivo principal é desenvolver as habilidades do seu personagem. Para isso, é importante que você realize os treinos pré-jogo e também cumpra os requisitos do técnico nas partidas. Uma boa avaliação nos jogos depende da posição em que você joga, mas, de modo geral, evite dar botes fora de hora e errar passes, além de ser muito importante participar de gols.

Mantendo uma boa performance você garante pontos de habilidade utilizados para melhorar as aptidões do seu jogador, como no exemplo abaixo. Atribua os pontos para as características que melhor se adequam à função do atleta, como velocidade para pontas, alas e laterais, estatísticas defensivas para marcadores, entre outros exemplos. Já meias e atacantes podem concentrar seus pontos em condução, passe e finalização para mandar bem.

EA FC 24, pontos de habilidades sendo utilizados — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo
EA FC 24, pontos de habilidades sendo utilizados — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo

As suas ações extra-campo também influenciam na construção do jogador, pois são elas que definem sua personalidade e, consequentemente, os PlayStyles que seu atleta pode ter. Pombo sem asa, controle de bola, domínio e malvadeza, são exemplos de estilos que só podem ser usados por quem tem a personalidade rebelde. Já, passe guiado, carrinho limpo, tiki-taka e firula são apenas para quem é reconhecido como alma do time. Atletas diligentes, por sua vez, têm PlayStyles como passe de GPS, interceptação, pé de vento e trivela. Busque entender quais desses estilos de jogo você prefere usar na sua gameplay e direcione sua personalidade para conquistá-los.

Outro fator importante é a questão financeira, pois ela possibilita investir em equipamentos para melhorar sua performance. Você pode, por exemplo, comprar uma cama elástica para ganhar mais impulsão, ou até mesmo comprar uma bicicleta de ponta para aumentar o seu fôlego. Para garantir uma receita maior, você pode pedir um acréscimo salarial, que será determinado pelo seu desempenho esportivo.

PUBLICIDADE