Operação Estiagem: Acre tem mais de 100 bombeiros combatendo queimadas e incêndios florestais

A informação foi revelada ao ContilNet pelo capitão Freitas Filho, que coordena a Operação Estiagem

O Acre se prepara para mais um período de seca extrema. O Corpo de Bombeiros reuniu mais de 100 homens para combater as queimadas e os incêndios florestais no estado. A informação foi revelada ao ContilNet pelo capitão Freitas Filho, que coordena a Operação Estiagem.

Operação Estiagem mobilizou os bombeiros no Acre/Foto: Reprodução

“Diariamente temos 75 bombeiros com foco nas ações de combate a incêndios e 52 que atuam em ocorrências de diversas naturezas, inclusive incêndios florestais”, disse.

No mês passado, o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência ambiental em decorrência da redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos, prejuízos sociais e econômicos, e riscos de incêndios florestais em todos os municípios do estado.

O decreto informa que o Governo levou em consideração uma nota técnica apresentada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

VEJA MAIS: Em seis meses, Acre registrou quase o triplo de queimadas em relação ao mesmo período de 2023 

O texto destaca que a previsão para os próximos meses é de uma tendência de redução da precipitação de chuvas, com o aumento de temperaturas e a queda do percentual da umidade relativa do ar.

O Governo apresenta ainda os dados mapeados pela equipe técnica do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, que apontam que os rios do Estado tendem a apresentar cotas mínimas inferiores às cotas baixas de alerta e alerta máximo nos próximos meses.

O decreto elenca ainda a série de prejuízos que o Estado deverá enfrentar com a seca extrema prevista para 2024. Entre elas, a dificuldade relacionada às atividades de navegação e transporte de alimentos e pessoas e isolamento.

Ainda no decreto, o governo lembra que o  Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima já declarou estado de emergência, por meio de uma portaria, publicada em 25 de abril de 2024, em virtude do risco de incêndios florestais, entre outros, no Acre, durante o período de abril a novembro de 2024.

PUBLICIDADE