Pelo menos cinco mil Carteiras de Identificação Nacional (CIN), anteriormente conhecidas como Registro Geral (RG), estão represadas na Organização em Centrais de Atendimento (OCA). A informação foi dada ainda nesta quarta-feira (31) pela Polícia Civil.
Os documentos foram emitidos, mas ainda não foram recolhidos por seus respectivos titulares, é o que diz a nota enviada à imprensa.
“Esse volume de documentos está sendo represado, e é fundamental que as pessoas procurem a OCA para retirar suas Carteiras de Identificação Nacional. A PCAC e o governo do Acre estão fazendo todo o possível para atender a população e garantir o exercício da cidadania, que inclui o direito de possuir um documento de identificação válido”, afirmou o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva.
“A CIN é um documento essencial para a identificação dos cidadãos e o exercício de diversos direitos civis, como acesso a serviços públicos e privados. Por isso, a Polícia Civil do Acre reforça o apelo para que os cidadãos que solicitaram o documento compareçam à OCA para efetuar a retirada. A medida é fundamental para evitar o acúmulo de documentos e garantir que todos tenham acesso a um direito básico e indispensável”, concluiu.