Projetos de alunos do Acre sobre criação de reservatório e climatizador sustentável são finalistas em feira nordestina

Envolvendo redes sociais, água e climatizador, os alunos se classificaram para o evento

A escola Presbiteriana João Calvino foi finalista da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), realizada em Recife, no estado de Pernambuco, com três projetos diferentes. Os trabalhos escolhidos foram: “Uso das redes sociais no processo educativo: Um olhar para o Instagram e Tik Tok”, “Sistema Integrado de Gestão de Águas Pluviais (Sigap)” e o climatizador sustentável.

O Governo do Estado vai custear a passagem, estadia e alimentação dos estudantes para irem ao evento que acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro deste ano. O professor Paulo Cezar Augusto, um dos orientadores dos alunos, afirma que bons resultados como este colocam o Acre em evidência quando se discute pesquisa.

A Fenecit ocorre todo ano, sendo organizada pelo Instituto Princípio do Saber, onde projetos de pesquisa são apresentados por crianças e adolescentes da educação infantil e ensino técnico, fomentando o potencial destes alunos para a pesquisa e desenvolvimento científico. 

“A participação de nossa escola representando nosso estado e educação em eventos nacionais já faz parte da história de destaques em grandes feiras nacionais e internacionais. Já conquistamos diversas premiações, e estes excelentes resultados demonstram que a educação do Acre é inclusiva, de qualidade e busca a plena formação acadêmica no contexto pedagógico, científico e tecnológico”, diz o professor.

Os alunos usam ciência e tecnologia para desenvolver projetos que coloquem esses conhecimentos em prática/Foto: Reprodução

Além disso, ele destaca que a iniciação das crianças e adolescentes à ciência possibilita que treinem suas capacidades de observação e busca por soluções nos mais diferentes contextos.

“Fortalece o espírito científico, principalmente relacionado à pesquisa, leitura e interpretação dos diferentes problemas e contextos que se apresentam na vida cotidiana de todos. Buscamos, dessa forma, levar a ciência como mecanismo de transformação e mudanças positivas para a vida de todos: dos alunos, comunidade escolar e, acima de tudo, destacar a importância do eixo ciência, tecnologia, sociedade, cidadania e meio ambiente”, explica.

Acerca dos projetos, o primeiro deles tem como objetivo estimular a aprendizagem através da criação de conteúdos escolares formatados para redes sociais como Instagram e Tik Tok, levando material de qualidade para as redes.

O trabalho está sendo desenvolvido desde o ano passado e percebemos que os alunos estavam passando muito tempo nas redes sociais, consumindo conteúdos irrelevantes. Com isso, chegamos a uma conclusão de que poderíamos expandir e explorar conteúdos e fazer os mesmos chegarem nos estudantes, para que o tempo que ficamos nas redes sociais seja usufruído de uma forma positiva. Trabalhar neste tema está sendo muito gratificante para nós, do projeto Bio Explorers, porque, por meio dele, estamos levando conhecimento a jovens estudantes de forma didática e prática”, disse Ana Klara Cunha, uma das participantes de projeto, que tem 16 anos e  cursa o 2º ano do ensino médio.

O evento ocorre em Recife, entre os dias 8 e 12 de agosto/Foto: Reprodução

A segunda iniciativa que irá ser representada em Recife é focada no abastecimento de água, e tem como objetivo desenvolver e implementar reservatórios e canais de irrigação por toda a bacia do Rio Acre.

“Nomeado como um sistema integrado de reservatórios, seu objetivo principal é armazenar o excesso de água resultante das chuvas. Após a captação da água nos reservatórios, que funcionarão como grandes reservatórios temporários, ela será direcionada por meio de canais para o nosso sistema de tratamento de água, atualmente reconhecido como Saerb [Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco] para evitar a estagnação que poderia resultar na propagação de doenças. Posteriormente, após o tratamento adequado, a água será distribuída às residências durante os períodos de triagem”, disse Laura Tereza Campos, de 16 anos, também do 2º ano do ensino médio, que integra a equipe do projeto.

O climatizador é o terceiro projeto que será apresentado pelos acreanos, sendo feito inteiramente de material reciclado. A estrutura é feita utilizando uma caixa de isopor, um joelho de PVC, cooler de computador de 12 volts, bateria de 9 volts, fios elétricos, água gelada e gelo.

“Além de abrir a mente dos alunos para pensar de modo sustentável e ver as possibilidades que a sustentabilidade traz, nossa escola também trabalha bastante nessa ideia da produção de projetos, o que nos ajudou a ter a iniciativa em pensar em um projeto sustentável que ajudasse a vida das pessoas”, disse Heloísa de Lima, de 16 anos, uma das responsáveis pelo climatizador.

Os projetos incluíam temas como climatização, redes sociais  e água/ Foto: Reprodução

Mais projetos como esses ainda podem surgir no estado, através da Mostra Viver Ciência, que chegou na décima edição em 2024. O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes, assim como instituições parceiras.

As inscrições podem ser realizadas pela instituição de ensino até o dia 31 de agosto, através de formulário. Podem participar do evento professores e alunos da educação básica, das redes pública e privada, professores e acadêmicos do ensino superior.

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