Janaína Xavier saiu do Grupo Globo em maio de 2022, após 23 anos na emissora. Em uma entrevista recente, a ex-apresentadora do SporTV revelou que começou a sentir que estava perdendo espaço no canal por ser vista como “bonita demais” pelos colegas. Ela acredita que a emissora estava em busca de “outros padrões” e, por isso, foi demitida.
Segundo Janaína, a Globo decidiu, na época, incluir “meninas mais cheinhas” e “mulheres pretas” na programação. “Chegou um momento em que senti que estavam me tratando como ‘você é muito bonita para estar aqui’, e havia essa ideia de incluir a menina mais ‘cheinha’. Cada um tem sua visão de beleza. Não estou dizendo que as mais cheinhas não são bonitas. Muito pelo contrário. Estou falando da perspectiva deles”, contou no podcast Benja Me Mucho, apresentado por Benjamin Back.
Janaina Xavier iniciou sua carreira como jornalista em 1999 na RPC, afiliada da Globo em Curitiba. Ela também trabalhou em São Paulo antes de se mudar para o Rio de Janeiro em 2007, quando tornou-se uma das primeiras apresentadoras do SporTV, conduzindo programas como o Planeta SporTV.
A apresentadora também participou das Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018, e dos Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2016.
Ela saiu da Globo em maio de 2022 e à época publicou uma mensagem calorosa à emissora nas redes sociais.
“Nunca trabalhei em outra empresa. Foram ao todo 23 anos de Grupo Globo, a casa que me recebeu jovem, imatura, despreparada, acreditou no meu potencial e me transformou na profissional que sou. Tenho orgulho da minha trajetória, e de cada degrau que subi (e desci) até chegar ao comando do SporTV News. Transmissões, jogos decisivos, Mundiais, finais marcantes, viagens inesquecíveis, Olimpíadas, Copas do Mundo, Planeta, News, e vocês, meus amigos queridos. Obrigada por fazerem parte disso!” escreveu Janaina.