A seca severa está causando uma devastação ambiental sem precedentes em Sena Madureira, especialmente na lagoa localizada na altura da comunidade Palmeira, no Rio Iaco. Devido à forte seca deste verão, a lagoa, que normalmente é um corpo d’água vital para a região, está praticamente seca. A consequência é devastadora: milhares de peixes mortos.
Imagens chocantes divulgadas por moradores da localidade mostram a real dimensão da tragédia ecológica. A lagoa, que geralmente mantém água, já está com o nível abaixo do normal, conforme relatado por uma moradora que preferiu não se identificar.
“Nunca vimos algo assim tão cedo. A lagoa sempre tem água até agosto, mas agora está seca, e os peixes estão morrendo”, disse ela.
A seca, que começou a se instalar em Sena Madureira desde maio, está causando sérios prejuízos à fauna aquática e também ameaça a pecuária local. O Rio Iaco, uma importante fonte de água para a região, está com níveis baixos, aumentando o risco de perdas significativas para os produtores rurais.
Os mananciais, vitais para o abastecimento de água e manutenção do ecossistema, também apresentam índices baixos, intensificando a crise hídrica. Os moradores observam com apreensão o avanço da seca e suas consequências devastadoras.
Veja o vídeo:
[fvplayer id=”1828″]