Uma denuncia foi feita contra a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) por, supostamente, cometer abuso durante uma abordagem realizada nas imediações do bairro Calafate. No vídeo é possível observar um homem sendo levado, com um mata leão pela equipe após abordá-lo.
Quem faz a denúncia conhece o homem visto no vídeo, e afirma que o veículo era utilizado para o sustento dele. “Enforcaram ele e levaram o ganha pão do garoto enquanto tem muitos aí que usa para roubo não o dele era o ganha-pão do dia dele para a família dele para o sustento dos filhos dele”, explica. Os populares que estavam presentes no local ficaram comovidos e revoltados com a situação.
Em nota, a PM diz que o homem não acatou o pedido de parada por parte dos policiais e disparou em alta velocidade. Além disso, ele teria reagido negativamente à abordagem, tentando impedir que levassem o veículo, mediante força.
De acordo com a assessoria da PM, “o indivíduo repetidamente acelerava a motocicleta, utilizando escapamento com descarga livre (…) Após alguns minutos, o infrator retornou e repetiu as manobras, arrastando pneus, e parou em uma distribuidora. Ao ser abordado, recusou-se a apresentar sua CNH e o CLA do veículo”.
Além disso, segundo a força policial, o homem não teria os documentos do veículo nem habilitação. O suspeito foi autuado por conduzir veículo sem possuir habilitação e as demais infrações constatadas, além de ter sido conduzido para a delegacia pelos crimes de desobediência (art. 330 do CPB), desacato (art. 331 do CPB), resistência (art. 329 do CPB) e direção perigosa (art. 311 do CTB) e a moto foi encaminhada ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito.
Confira a nota na íntegra:
Uma guarnição do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) realizava abordagens na Estrada do Calafate, próximo ao Colégio Militar Tiradentes, quando um cidadão não habilitado, em uma motocicleta, começou a realizar manobras perigosas a cerca de 40 metros do local.
O indivíduo repetidamente acelerava a motocicleta, utilizando escapamento com descarga livre. Ao perceber a atenção dos policiais, arrancou bruscamente, desenvolvendo alta velocidade em curto espaço, gerando risco de acidente.
Após alguns minutos, o infrator retornou e repetiu as manobras, arrastando pneus, e parou em uma distribuidora. Ao ser abordado, recusou-se a apresentar sua CNH e o CLA do veículo. A guarnição informou que, sem os documentos, a motocicleta seria removida ao pátio do Detran, conforme o artigo 238 do CTB. Nesse momento, populares tentaram interferir na abordagem.
Os militares verificaram que a motocicleta estava com a placa quebrada e o pneu traseiro em mau estado, sem condições de segurança, e informaram que seria removida. O infrator passou a desacatar os policiais com ofensas. Tentou impedir à força a remoção do veículo, e reforços foram chamados.
O infrator foi autuado por conduzir veículo sem possuir habilitação e as demais infrações constatadas, além de ter sido conduzido para a delegacia pelos crimes de desobediência (art. 330 do CPB), desacato (art. 331 do CPB), resistência (art. 329 do CPB) e direção perigosa (art. 311 do CTB). A motocicleta foi removida ao pátio do Detran.
Veja o vídeo abaixo: