Nove casos de Doença de Chagas foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, além de cinco outros ainda sob investigação. Segundo o site Juruá24horas, a contaminação pode ter acontecido em uma festa de aniversário no bairro Miritizal.
As autoridades de saúde investigam os casos após um paciente dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, com sintomas característicos na última quinta-feira (30).
LEIA: Mais de 10 casos da Doença de Chagas são detectados em município do Acre; veja detalhes
Segundo o secetário de Saúde do município, Áureo Neto, os infectados são da mesma família ou amigos do mesmo bairro e a suspeita é que todos tenham sido contaminados durante um aniversário, onde foi servido vinho feito de açaí e patoá, coletados por um dos infectados em uma comunidade rural e levados para a festa no município.
O Governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul se reuniram para discutir sobre os pacientes, que estão sendo acompanhados por uma equipe médica especializada. A forma de contaminação ainda está sendo investigada.
VEJA TAMBÉM: Doença de Chagas: cidade acreana concentra mais de 50% do total de casos de todo o estado
“No exame de gota espessa a doença de Chagas foi confirmada e em seguida outras 8 pessoas, parentes e amigos do homem, também foram diagnosticadas com a doença. A forma de contágio foi um açaí ou um patoá feitos para um aniversário. Estamos em alerta”, diz o secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto.
O besouro barbeiro, que transmite a doença, pode ter contaminado o açaí ou o patoá, conhecidos como “vinhos” da floresta.
Sintomas e tratamento
A doença de Chagas ocorre em três estágios. Na fase aguda os principais sintomas são a febre prolongada, dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e nas pernas. Já na faze crônica, os principais sintomas são insuficiência cardíaca e problemas digestivos como o megacólon e megaesôfago.
O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado por um médico de acordo com a gravidade, após a confirmação da doença. O tratamento é feito com o remédio, chamado Benznidazol, fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
Prevenção
A prevenção da doença de Chagas está relacionada à forma de transmissão. Uma das formas de controle é a utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada, para impedir que o inseto forme colônias dentro das residências.
Também é recomendado o uso de medidas de proteção individual como repelentes, roupas de mangas longas, etc, durante a realização de atividades noturnas em áreas de mata. A higienização de alimentos também é uma das principais medidas para prevenir a contaminação via oral.