Uma ausência nunca foi tão sentida como a falta de Pita Taufatofua na abertura das Olimpíadas de Paris 2024. Por esse nome você não conhece o rapaz, mas ele fez sucesso nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, como o icônico Besuntado de Tonga.
Para quem tem memória curta, o atleta carregava a bandeira de Tonga com trajes típicos e com o corpo brilhante, como se tivesse sido realmente besuntado em óleo. Ele voltou a aparecer na cerimônia de Tóquio.
Acontece que na abertura de Paris tivemos Céline Dion e Lady Gaga, mas nem as divas supriram a ausência do besuntado. E o apelo das redes sociais pelo retorno de Taufatofua é a prova disso.
“Xatiado que o Besuntado de Tonga não desfilou sem camisa”, lamentou um internauta no X, o antigo Twitter. “Só fiquei triste porque não teve o glorioso Besuntado de Tonga”, apontou mais um. “Que papo é esse que o besuntado de Tonga não estava besuntado?”, disse um terceiro.
“Gostei muito de muitas coisas nessa abertura. Nem tanto de outras. MAS ONDE ESTÁ O BESUNTADO DE TONGA????? Onde? Onde?”, implorou uma mulher.
Onde está o Besuntado de Tonga?
Pita é atleta de taekwondo e canoagem e chegou a disputar as classificatórias para ambas modalidades, mas não garantiu vaga para Paris. Mas ele está nas Olimpíadas, para apoiar outros atletas.
“Dessa vez a medalha pela qual luto é a de ser útil, estar lá pelos meus amigos atletas, ser um ouvido de apoio e voz de incentivo. Para compartilhar o que aprendi e também ouvir deles. O que estão pensando? Como estão se sentindo? Como está a saúde mental? O que motiva eles?”, revelou.