Os usuários frequentemente se queixam da falta de inovação no mercado de celulares. Segundo muitos, os smartphones estão “todos iguais”, com design e recursos similares. Entretanto, algumas marcas se propõem a desenvolver modelos inovadores, que desafiam o padrão e a lógica de uso tradicional dos smartphones — são os chamados “celulares conceito”. De dobráveis que viram bolsa a telas que se adaptam ao pulso, a criatividade das fabricantes está em alta.
Nas linhas a seguir, o TechTudo lista cinco celulares “diferentões” que vão te surpreender. Embora muitos desses modelos ainda sejam conceitos e não estejam disponíveis para o público, eles podem dar uma ideia de como será o futuro da tecnologia móvel. Este conteúdo faz parte da Semana do Celular, período temático em que trazemos matérias especiais com dicas sobre smartphones, curiosidades, guias de compra e mais.
O Flex In & Out é um protótipo de celular diferente. Apresentado pela Samsung na CES 2024, o smartphone pode ser dobrado em 360º, de forma que o usuário deve conseguir visualizar as notificações na tela principal mesmo quando ele estiver em modo compacto. Outra possibilidade é tirar fotos com a câmera traseira e conseguir ver o resultado na tela do celular.
Ainda na CES 2024, a Samsung demonstrou a resistência do Flex In & Out, submetendo-o a temperaturas de extremo frio e calor (-20 ºC a 60 ºC), enquanto o dobrava em diferentes posições. Além disso, passou por testes como imersão em água, atrito com areia e até por uma bola de basquete quicando sobre a tela.
Apesar das demonstrações, a fabricante sul-coreana revelou pouco sobre a ficha técnica do smartphone. A empresa informou apenas que o display, quando aberto, apresenta 6,7 polegadas. Além disso, não existem informações que confirmem a venda deste celular em algum momento futuro. Assim, o Flex In & Out parece ser apenas uma demonstração da evolução das telas dobráveis da Samsung.
O celular Magic V Purse, da chinesa Honor, é mais um dobrável que chama a atenção. Com design similar ao do Galaxy Z Fold 5, da Samsung, o smartphone se destaca por poder ser usado como um acessório de moda, já que tem alças acopláveis que o transformam em uma bolsa. O modelo foi apresentado pela marca em 2023, na feira de tecnologia IFA.
Outro diferencial do Magic V Purse é que sua tela Always-On-Display apresenta planos de fundo que se movem conforme a pessoa anda — como se a bolsa trocasse de estampa. Isso é possível graças ao uso do giroscópio, que capta a mudança de gravidade. Segundo a Honor, o celular foi desenvolvido com a proposta de aumentar a consciência ecológica da população, estimulando os consumidores a reduzir o consumo de fast fashion.
O Magic V Purse tem display OLED de 7,71 polegadas com frequência de 90 Hz e 1.600 nits de pico de brilho. Sua ficha técnica inclui processador Qualcomm Snapdragon 778G, câmeras de até 50 MP, bateria de 4.500 mAh, memória RAM de 16 GB e sistema Android 13. No momento, o smartphone só está disponível para compra na China, onde custa a partir de ¥6.000 (R$ 4.657,14, em conversão direta, sem considerar impostos).
O terceiro item da lista também é um dobrável — desta vez da Motorola. Durante o evento Lenovo Tech World 2023, a fabricante estadunidense apresentou ao público o Display Adaptativo. Trata-se de um conceito de celular com tela pOLED Full HD flexível de 6,9 polegadas.
O modelo pode ser dobrado e permanecer em pé sem nenhum tipo de apoio, ficando com 4,6 polegadas da tela exposta. A tela ainda pode ser dobrada totalmente ao redor do pulso de quem a utiliza, como se fosse um relógio. A Motorola não informou se pretende disponibilizar a peça para venda.
4. TCL Fold N Roll
O Fold N Roll, da TCL, representa um conceito ousado no mercado de celulares dobráveis. Como sugere a tradução do nome, “Dobre e Role”, o smartphone não se dobra de forma tradicional, mas se expande. Inicialmente, é um smartphone com tela de 6,87 polegadas, que pode se transformar em um “phablet” (termo usado pela TCL para descrever seu tamanho híbrido entre smartphone e tablet) de 8,85 polegadas. Em sua configuração máxima, o dispositivo pode ser expandido para uma impressionante tela de 10 polegadas.
O smartphone foi apresentado no início de 2021 e, até o momento, permanece apenas como um conceito, sem disponibilidade para o público. É improvável que um modelo como esse chegue ao mercado nos próximos anos, devido às complexidades tecnológicas envolvidas para a fabricação, incluindo o desafio de elaborar um display suficientemente resistente.
5. Celular sem entradas ou botões
Por último, temos o Apex 2019. da fabricante chinesa Vivo (que não deve ser confundida com a operadora telefônica). Apresentado ao público em 2019, este modelo chama a atenção por não ter entradas ou botões tradicionais, como os para fone de ouvido, carregamento, volume ou saída de som. Isso é possível porque o celular utiliza a lateral sensível ao toque para controlar o volume e realizar outras funções, eliminando a necessidade de botões externos.
O carregamento é feito por meio de um conector magnético localizado na traseira, e o som sai pela tela do celular. O display, que é sensível ao toque e inclui um leitor de digitais em toda a sua extensão, tem 6,39 polegadas e tecnologia AMOLED. O Apex 2019 vem com processador Snapdragon 855, 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Sua configuração de câmeras inclui uma dupla traseira de 12 MP e 13 MP, mas não há lente frontal. Além disso, o celular é compatível com a tecnologia 5G. O Vivo Apex 2019 nunca foi comercializado, permanecendo apenas como um conceito.