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A brasileira que levou US$ 1 bi da Visa e está colocando bancos mundo afora na nuvem

Por Invest News

Juliana, Daniela, Ricardo e Marcelo – os quatro fundadores da Pismo/ Foto: divulgação

Daniela Binatti chega sozinha ao estúdio do InvestNews vestindo calça jeans, camiseta branca, blazer e tênis. Uma diretora da Pismo, a empresa que Daniela fundou em 2016 junto com o marido, a irmã e um ex-chefe, já a esperava. Nada de ostentação, estrelismo ou assunto proibido. O cheque de US$ 1 bilhão que a Visa fez há menos de um ano para comprar a Pismo em nada mudou o jeitão pé no chão de Daniela, uma paulistana nascida na Zona Leste da capital que estudou em escolas públicas, fez faculdade com 80% de bolsa de estudos e que montou sua startup com quase 40 anos de idade.

“Todo mundo fala muito das histórias de sucesso, mas fala-se pouco do quão difícil é o processo e do que é preciso se submeter até chegar a esse ponto”, diz Daniela nessa entrevista exclusiva em vídeo ao InvestNews.

 Em pouco mais de meia hora, ela explicou o processo de criação da Pismo, a venda à empresa global de pagamentos Visa, o acelerado processo de expansão internacional e o selo de segurança que a empresa acabou recebendo, sem querer, quando o mundo viveu o apagão tecnológico provocado por um erro da firma de cibersegurança Crowdstrike. Mas também abordou as crises de pânico pelas quais passou, as decisões difíceis na pele de empreendedora – como quando o casal vendeu o único carro para pagar a escola das duas filhas –, preconceitos, inseguranças e desafios.

A Pismo não é super conhecida do brasileiro, embora esteja presente na vida de muitos deles.  Como diz Daniela, a empresa de tecnologia bancária e de pagamentos fica debaixo do capô. Quando alguém usa um cartão emitido por um banco que tem contrato com a Pismo, é a empresa que grava o cadastro do consumidor, registra o saldo, as transações, aprova a operação, monta o extrato e a fatura, por exemplo. Os bancos já faziam isso. O pulo do gato da empresa foi o de levar tudo isso para a nuvem, com sistemas modulares e integrações.

No Brasil, hoje, a Pismo tem como clientes o Itaú (primeiro grande banco a fechar contrato com a fintech), BTG, B3 e, depois de anunciado o acordo com a Visa, já fechou contratos com Stone, a fintech Cora e o banco BV. Importante: no país, ao aprovar o negócio com a Visa, em janeiro deste ano, o Cade (conselho de defesa econômica) deixou claro que por aqui a companhia não pode fazer negócios junto com a Visa – é a regra de neutralidade.

A empresa segue crescendo em terras brasileiras, mas está no exterior o maior vetor de expansão. A internacionalização começou no fim de 2021, quando foi instalado o escritório em Bristol, no Reino Unido, com apoio do governo britânico. O Citi anunciou no ano passado que usará a plataforma da empresa como seu core bancário em 70 países.

Na Índia, onde a Pismo também tem escritório, há importantes negociações em andamento, segundo apurou o InvestNews. O país é um dos principais casos mundiais de pagamentos em tempo real – quase 90% dos 1,4 bilhão de habitantes usam alguma forma de carteira digital. Há ainda conversas com grandes players na Europa e na Austrália.

Juliana, Daniela, Ricardo e Marcelo – os quatro fundadores da Pismo/ Foto: divulgação

“No processo de expansão internacional, ter uma empresa de meio trilhão de dólares como a Visa nos apoiando nas questões jurídicas, de contrato e na abertura de portas, facilita muito a nossa chegada em alguns mercados”, diz Daniela, sem revelar os nomes dos novos clientes.

Na internacionalização, as negociações mais difíceis são com os bancos tradicionais europeus e norte-americanos, em que os sistemas são complexos, com retalhos e legados. “Nos países menos desenvolvidos, a abertura a testar soluções novas é maior”, diz a cofundadora da Pismo, que diz ver o potencial transformador da inteligência artificial, mas alerta para o gap que ainda há na adoção de tecnologias modernas em instituições tradicionais. “Precisamos preparar a fundação para que o poder da inteligência artificial possa ser usado em soluções mais centrais.”

Vida pessoal

Daniela tem 47 anos e é a mais velha de três irmãs. Os pais vieram da roça. Ela fez faculdade no Mackenzie com 80% de bolsa e trabalhou por 16 anos na antiga Conductor, empresa de processamento de pagamentos. Seu marido, Marcelo Parise, também trabalhou lá, assim como a irmã do meio, Juliana Binatti Motta, e o ex-chefe, Ricardo Josuá – o quarteto se uniu para fundar a Pismo.

Os quatro têm características e habilidades complementares. Daniela é estudiosa, entende muito de arquitetura e estratégia. Marcelo é bom de engenharia, Juliana, de produto, e Ricardo é o professor que sabe os detalhes dos sistemas de pagamento.

Com duas filhas, Júlia e Lívia, hoje com 16 e 14 anos, Daniela deixou a Conductor em 2014 porque estava difícil conciliar a vida de executiva, com responsabilidades sete dias por semana, e a criação das meninas. A ideia era trabalhar com consultoria e ter um pouco mais de flexibilidade. Mas ela foi estudar e acabou vislumbrando o potencial de uma solução de pagamentos na nuvem.

Pouco antes de deixar a Conductor, ela também havia passado por uma fase difícil, com crises de pânico. Em 2011, depois de sair nervosa de uma reunião, teve falta de ar e taquicardia e associou os sintomas a uma certa ansiedade. No hospital descobriu que estava com embolia pulmonar e chegou a ficar na UTI. A partir daí, sempre que sentia algo, não sabia se era ansiedade ou não e passou a ter as crises.

Daniela com as filhas Livia e Júlia em Pismo Beach, cidade na Costa da Califórnia que deu origem ao nome da empresa

“Foi minha fase mais difícil. Às vezes eu ia para o hospital de madrugada, ficava tomando calmante até 6h e às 9h tinha que estar impecável, no salto, como se nada tivesse acontecido”, afirma Daniela. Ela diz que conversar com outras pessoas que tinham passado por aquilo e ver histórias de superação ou de como as pessoas lidaram com o assunto a ajudou no processo. Por isso, fez questão de que o tema fosse tratado abertamente na Pismo.

Os aprendizados são passados também para as filhas. Elas são ensinadas a não desistir nos momentos difíceis, mas também a não se deslumbrarem nos momentos bons. “Tudo passa.”

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