O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), assinou na manhã desta sexta-feira (23) o termo de cooperação com a empresa japonesa Singular Perturbations Inc. para implementar inteligência artificial em ações de segurança desenvolvidas pelo estado.
Em outros estados, a tecnologia japonesa já demonstrou sucesso e agora será implantada no Acre sem custos para os cofres públicos.
Com a utilização de sistemas de inteligência artificial será possível analisar volumes de dados em tempo real, identificando padrões de comportamento e potencializando a eficiência das operações das polícias. As ferramentas poderão auxiliar na previsão de crimes e no mapeamento de áreas de risco.
Com a assinatura do termo, o Acre se tornou o primeiro estado da Região Norte a usar oficialmente este tipo de tecnologia em prol da população. Os estados de Alagoas, Fortaleza, Belo Horizonte, Espírito Santo e São Paulo já assinaram o termo.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, a medida visa garantir o reforço das ações de segurança por meio do uso de algoritmos preditivos.
“Essa parceria marca mais um avanço na busca por soluções inovadoras no combate à criminalidade no estado do Acre. Isso porque o uso dessas tecnologias vai nos permitir a utilização dos algoritmos de inteligência artificial capazes de prever o tipo, local e horário de ocorrência de crimes, garantindo o emprego mais eficiente do efetivo policial. Nós, enquanto segurança pública, já fazemos o uso de muitas tecnologias avançadas. Com o uso da inteligência artificial, vamos conseguir avançar ainda mais em nossas atuações”, disse à Agência de Notícias do Acre.