A prática regular de tiro com arco no Acre está mais perto de se tornar realidade. Três estudantes-atletas e representantes da Federação Acreana de Tiro com Arco estão passando por um período de intercâmbio na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), em Maricá (RJ), com direito a instrução com o brasileiro Marcus D’Almeida, número 1 no ranking mundial da modalidade.
A delegação acreana está no Rio de Janeiro desde a última semana com os estudantes Sara Vitoria Gomes Barbosa, Sarah Freitas de Carvalho e Cauã Yuri Silva de Alencar, das escolas João Calvino e Águias do Saber, além do treinador Kennedy Alencar e a presidente Kelly Figueiredo.
De acordo com Kelly Figueiredo, a ida da delegação acreana foi possível graças ao convite do presidente da CBTARCO, João Cruz, e o apoio logístico do Governo do Acre.
– O Marcus D’Almeida treinou com a nossa equipe, deu muitas dicas, os alunos curtiram muito e é muito importante esse contato. O Marcus já passou de três Olimpíadas. A gente também treinou com a Ane Marcelle, que é uma atleta olímpica – destaca Kelly Figueiredo.
Por meio das redes sociais, a federação acreana e CBTARCO divulgaram algumas imagens do treinamento dos atletas com Marcus D’Almeida. O número 1 do ranking mundial destacou que a modalidade é para todos.
– O tiro com arco tá chegando no Acre, vocês vão poder conhecer agora, ter esse contato. É um esporte muito legal, é um esporte pra todos, independente da sua idade, da sua altura, do seu peso, é um esporte pra todos – disse em um trecho do vídeo.
A CBTARCO disponibilizou oito arcos para iniciar as atividades práticas no Acre. A delegação acreana segue no Rio de Janeiro até esta quarta-feira (28).
– Pra a gente é de extrema importância esse intercâmbio entre Acre e a parceria direta da Confederação Brasileira de Tiro com Arco. A gente fica muito feliz pelas portas estarem abertas. Durante esses dias conhecemos bastante a respeito do tiro com arco, tivemos treinamento com o técnico da seleção brasileira de base e aí teve também os encontros com os atletas olímpicos que deram todo o suporte para a nossa equipe. A gente fica muito feliz por isso e queremos que o tiro com arco expanda na região Norte – avalia Kelly Figueiredo.
Por enquanto, as atividades estão sendo desenvolvidas apenas com estudantes, mas posteriormente a entidade acreana pretende abrir para a comunidade. Uma capacitação para treinador de tiro com arco também está previsto para ser realizado no Acre.
Após fim do intercâmbio, Kelly Figueiredo e Kennedy Alencar também receberão o certificado de instrução de tiro com arco.
A Federação Acreana de Tiro com Arco foi fundada há menos de dois meses e no dia 8 de agosto foi filiada oficialmente à CBTARCO, após reunião do Conselho Administrativo da Brasil Arco.