Com o plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) lotado durante a sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache, em seu discurso, abordou os avanços, as conquistas e as dificuldades vividas pela classe. O ato foi realizado na manhã desta segunda-feira, 12, por meio de uma proposta feita pelo deputado Fagner Calegário.
Representando as demais instituições do Sistema de Justiça, estiveram presentes o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Luis Camolez, o procurador de Justiça do Ministério Público, Francisco Maia, a defensora pública-geral, Simone Santiago e a procuradora-geral do Estado, Janete Melo.
Rodrigo Aiache aproveitou para elencar as melhorias implementadas pela Seccional, com a reforma de quatro salas já existentes e a inauguração de outras dez novas, na capital e interior, ampliando os espaços de trabalho, conhecimento e acolhimento da classe, além de apontar para melhoria da assistência oferecida aos colegas na proteção das prerrogativas.
“Inclusão sempre foi nossa bandeira, ao longo desses dois anos, oito meses e 12 dias. Lutamos todos os dias para contemplar mais e mais advogados e advogadas. Mesmo com o baixo orçamento da Seccional, usamos da criatividade para promover melhorias em prol da nossa classe. Porque a advocacia merece respeito”, explicou Rodrigo Aiache.
O presidente da Ordem ainda compartilhou uma reflexão sobre a natureza da profissão, afirmando que a “Advocacia nunca foi uma profissão fácil. Todo mundo já passou por muito perrengue, por muita dificuldade ao lidar com o direito. Quem nunca ficou aflito com o prazo que foi cumprido quase que no último minuto porque o sistema de peticionamento estava com problemas?”
Aiache destacou a importância da advocacia na administração da Justiça, enfatizando que a profissão é essencial e desafiadora, muitas vezes indo contra a corrente das opiniões populares. “A natureza da nossa profissão é contramajoritária. Nós defendemos a aplicação de uma pena justa até nos casos de maior comoção social. Sem o advogado não há Justiça. Portanto, nós temos que honrar esse chamado, essa missão”, completou.
Ao encerrar seu discurso, Aiache convidou todos para participarem da inauguração do novo Escritório Corporativo na OCA, o 3º de sua gestão, dia 30. No local, os advogados atenderão causas consumeristas, trabalhistas e previdenciárias a quem procurar pelos serviços jurídicos na central de atendimento.
As inscrições para a advocacia para participar do Escritório Corporativo na OCA estão abertas e podem ser feitas de forma totalmente online, pelo site da OAB/AC, até dia 28 de agosto.