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Após polêmica, Governo emite nota e esclarece contratação de empresa de segurança na Educação

Por Matheus Mello, ContilNet

Uma licitação aberta pela Secretaria de Educação do Acre causou polêmica na sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta terça-feira (27).

O valor do contrato supera os R$ 61 milhões, por ano/Foto: Reprodução

A pasta firmou contrato com a Teltex Tecnologia, empresa de segurança eletrônica monitorada. O valor do contrato supera os R$ 61 milhões, por ano e fez com que dezenas de vigilantes da SEE fossem até a galeria da Aleac, exigindo o encerramento do contrato, alegando a possibilidade de perder seus empregos.

Em nota divulgada pelo Governo, a Secretaria declarou que o processo licitatório foi realizado conforme a legislação vigente, por meio do Pregão Eletrônico, pelo Sistema de Registro de Preços n.º 078/2024. A nota explica que a empresa deverá prestar os serviços sete dias por semana, com monitoramento remoto de sistemas de alarmes e de vistoria de pronta resposta nas dependências das unidades da SEE.

Em relação as acusações dos seguranças terceirizados contratados pela pasta, a SEE desmentiu os boatos de demissão.

“Esclarecemos que a SEE possui contratos vigentes com duas empresas para vigilância armada nas escolas estaduais, que não serão revogados com a contratação da empresa de monitoramento eletrônico”.

Sede da Secretaria de Educação/Foto: Reprodução

A pasta informou ainda que não há qualquer manifestação por parte da SEE para revogar esses contratos, estando os empregos dos vigilantes, a depender dos contratos, garantidos.

“Ademais, qualquer processo de admissão ou demissão dos vigilantes não depende da SEE, mas das próprias empresas contratadas”, continuou.

Ainda na nota, a Secretaria declarou ainda que o contrato de monitoramento eletrônico é uma ação preventiva para fortalecer a segurança escolar, incluindo tecnologia de reconhecimento facial e instalação de central de monitoramento.

“Ressaltamos que toda a documentação do processo licitatório está disponível para análise do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado do Acre e demais órgãos fiscalizadores, reforçando nosso compromisso com a transparência e a legalidade”, finalizou.

Veja na íntegra:

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), informa que o processo licitatório para a contratação de serviços de Segurança Eletrônica Monitorada 24h, sete dias por semana, com monitoramento remoto de sistemas de alarmes e de vistoria de pronta resposta nas dependências das unidades da SEE, foi realizado conforme a legislação vigente, por meio do Pregão Eletrônico, pelo Sistema de Registro de Preços n.º 078/2024. Em resposta à denúncia do Sindicato dos Vigilantes sobre a possibilidade de demissão de funcionários terceirizados, esclarecemos que a SEE possui contratos vigentes com duas empresas para vigilância armada nas escolas estaduais, que não serão revogados com a contratação da empresa de monitoramento eletrônico.

Além disso, não há qualquer manifestação por parte da SEE para revogá-los, estando os empregos dos vigilantes, a depender dos contratos, garantidos. Ademais, qualquer processo de admissão ou demissão dos vigilantes não depende da SEE, mas das próprias empresas contratadas.

Reforçamos que o contrato de monitoramento eletrônico é uma ação preventiva para fortalecer a segurança escolar, incluindo tecnologia de reconhecimento facial e instalação de central de monitoramento. O governo do Acre continua investindo em ações que fortalecem a segurança escolar, como a entrega de 20 novas viaturas para policiamento escolar, e a criação de um Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Escolar.

Ressaltamos que toda a documentação do processo licitatório está disponível para análise do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado do Acre e demais órgãos fiscalizadores, reforçando nosso compromisso com a transparência e a legalidade.

Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação e Cultura

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