Atriz de Terra Nostra se muda para Retiro dos Artistas: “Me adaptei”

Aos 89 anos, a atriz de Terra Nostra Sonia Zagury resolveu se mudar para o Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro

A atriz Sonia Zagury, conhecida por trabalhos em novelas como Terra Nostra, Explode Coração e Escrito nas Estrelas, se mudou para o Retiro dos Artistas. O espaço funciona no Rio de Janeiro e abriga diversos nomes das artes.

Na instituição, ela se matriculou em um curso de dublagem oferecido aos moradores do local. Além disso, garantiu que tem se adaptado muito bem no novo endereço.

“Eu morava sozinha, aí tive uma queda no banheiro, e as pessoas começaram a achar que eu não podia mais ficar sozinha. No início, eu rejeitei a ideia, não queria sair da minha casa. Mas agora estou dando graças a Deus de estar aqui”, contou à colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo.

Ela, que fez sua última aparição na televisão em Salve-se Quem Puder, afirmou que está aberta a convites para atuar.

Aos 105 anos, Retiro dos Artistas abriga história cultural do Brasil

Mais de um século das artes brasileiras estão presentes no Retiro dos Artistas. Localizando na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o espaço acolhe pessoas que contribuíram com a cultura nacional, em suas mais diversas modalidades. Atores, músicos, pintores e outros grandes talentos encontram no espaço, além de um abrigo, um lugar para compartilhar memórias e manter acesa a paixão pela arte. Prestes a completar 105 anos, a casa acumula histórias e faz parte do patrimônio cultural do Brasil

Foto: Reprodução

Atualmente, o Retiro dos Artistas abriga 50 pessoas. Mas, ao longo da centenária história, mais de 6 mil artistas passaram pelo local. Atores, artistas plásticos, músicos, compositores, artesãos, artistas circenses, iluminadores, cenógrafos, maquiadores, e qualquer pessoa que trabalha com arte, pode ser assistida no Retiro dos Artistas, que conta com uma infraestrutura com cinquenta casas, atualmente todas ocupadas, teatro, salão de beleza, refeitório, cinema e capela, distribuídos em quase 15 mil m². O espaço também oferece cuidados com equipe de médicos e enfermeiros.

Em entrevista ao Metrópoles, a administradora do Retiro, Cida Cabral, revelou que o local sobrevive de doações. Para isso, a casa, que já abrigou grandes nomes como Solange Couto, Leny Andrade, Sérgio Natureza e Silvio Pozatto, promove eventos mensais para arrecadar fundos e continuar com suas atividades, além de contar com a ajuda de grandes artistas que estão na ativa. Ela cita duas que mantém colaborações frequentes: Glória Pires e Mariana Ximenes.

Por depender, exclusivamente, das doações, Cida afirma que não é fácil manter a instituição de pé, já que o Retiro tem uma despesa de R$ 200 mil por mês. “A gente sempre está passando por grandes dificuldades, porque não recebemos nenhum tipo de ajuda do governo. Então estamos sempre em campanha, buscando apoio. Ainda não conseguimos atingir a meta de arrecadar esse montante, então trabalhamos sempre com deficit mensal”, conta a administradora.

Leny Andrade, que morreu em julho aos 80 anos, era um dos grandes nomes da cultura nacional que optou por viver os últimos anos da vida no Retiro dos Artistas. “Aqui, até o ar é diferente, mais puro. É uma coisa comovente. Tem piscina, seis refeições deliciosas, a roupa volta cheirosa da lavanderia…”, comentou, em entrevista dada ao jornal O Globo em 2019.

PUBLICIDADE