Avião da Voepass: especialista descreve o que pode ter acontecido

Lito Sousa explicou que a aeronave, que caiu em Vinhedo, São Paulo, pode ter tido um condição chamada de “parafuso chato”. Entenda!

Mecânico de aviação e especialista em segurança aérea, Lito Sousa usou seu canal no YouTube para descrever o que poderia ter, supostamente, acontecido durante a queda de um avião nesta sexta-feira (9/8), em Vinhedo, interior de São Paulo.

“É uma condição em que os aviões não devem entrar, porque se você não tiver uma altitude grande para recuperar é difícil sair. Isso é o que está acontecendo nessa descida. Agora as causas para isso, ficam a cargo da investigação do CENIPA”, disse se referindo ao que chamam de “parafuso chato”.

Aeronave ATR-72, da Voepass, envolvida em acidente aéreo/Foto: Reprodução

Lito explicou que o “parafuso chato” acontece com uma descida em forma de caracol: “O avião não tem velocidade para frente, e quando não existe essa velocidade, as asas não produzem a sustentação necessária. A força da gravidade puxa o avião para baixo o tempo todo. O avião fica girando no seu eixo vertical e ele não desenvolve velocidade horizontal”.

Lito Sousa esclareceu na transmissão, para mais de 2,94 milhões de inscritos no seu perfil, o que pode ter, supostamente, ocorrido. “Seja para inclinar a asa, o nariz, fazer curva. Essa força só é gerada se houver velocidade horizontal. Como ele caiu na vertical não há produção nenhuma de força aerodinâmica sobre as asas”, pontuou.

O youtuber ainda se emocionou com ao dar notícia sobre a tragédia que matou 61 pessoas, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. “Quando acontece um acidente, a gente primeiro sente por todas as pessoas que perderam a vida. A gente tem um conhecimento que a gente tem que segurar, sei que está todo mundo desesperado, tentando entender o que aconteceu”, lamentou.

A aeronave, modelo ATR-72-500, sofreu a queda quando seguia de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos. Segundo dados da plataforma de monitoramento FlightAware, o avião perdeu 4,5 mil metros em apenas um minuto.

Assista o vídeo: 

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