A política é um bicho de sete cabeças que eu amo cobrir. Depois de o PT ter sido desconvidado da chapa de Zequinha Lima em Cruzeiro do Sul, o novo movimento revés veio da parte menos convicta da direita acreana: durante convenção no município de Capixaba, o deputado federal Roberto Duarte “deslançou” a candidatura de Alan Rick ao governo pelo Republicanos. Ao que parece, não se esperava tamanha reação.
Ao cumprimentar, na convenção do prefeito de Capixaba Manoel Maia, o senador Alan de forma “especial, carinhosa” — adjetivos que arrancaram suspiros do polido e muito educado senador — Duarte disse: “O Alan é candidato do Republicanos, e não pelo Republicanos. Várias pessoas são minhas testemunhas”. Para um deputado que já pediu votos para Marina, virou bolsonarista de nascença, criticou ferrenhamente Lula e agora apoia o candidato a prefeito do presidente na capital, nenhuma atitude fora do comum. Mais um arrego, falha de discurso, para a brilhante trajetória política de Duarte.
Nos bastidores, a dupla demonstrou insatisfação com a publicação. Disse até que a fala equivocada de Duarte foi corrigida momentos depois. Registro feito. Só espero que ninguém coloque na minha conta o que Duarte disse, e como Alan reagiu.
POLIDO — Em sua fala no palanque de Manoel, Alan não tocou no assunto. Nos bastidores, reclamou. Mas que ninguém acuse o polido Alan de ser injusto com jornalistas; afinal, ele é um. Né? E já sentiu na pele, por muitos anos, como é tratar com políticos bossais e de índole questionável.
DE LÁ VIERAM — Elogios à parte, os comentários nas redes sociais estão não foram nada favoráveis aos gêmeos siameses. O movimento do inteligente Duarte os colocou próximos a um lugar que eles cresceram criticando: a esquerda. Apesar de sabermos muito bem de onde vieram. Mas isso é assunto para outra coluna.
FEZ JUSTIÇA — Durante fala na convenção do prefeito Manoel Maia, o senador Márcio Bittar fez justiça e lembrou que, nas eleições de 2022, quem montou a chapa de deputado federal do Republicanos — chapa essa que elegeu Duarte, aliás — foi seu filho, João Paulo Bittar. É sempre bom refrescar memórias. Não fosse o trabalho de João Paulo, Roberto não seria deputado.
SERÁ? — Durante sua fala, o senador Alan Rick agarrou o prefeito Tião Bocalom — amigo de Manoel e que estava no evento — e disse que Bocalom poderia contar com seu apoio. Que legal. Será que o Bocalom pode contar com o Alan para presenças VIP? Pois, até aqui, em todas as vezes que o time do Velho Boca quis contar com o senador, ele mandou seu suplente Gemil Júnior lhe representar.
OFICIAL — Agora é oficial: Gerlen Diniz é candidato a prefeito de Sena Madureira. A candidatura do seu principal adversário será oficializada nesta segunda-feira (5), a de Gilberto Lira. Que, mesmo alçado na força de Mazinho Serafim, não terá vida fácil.
MUITA COISA — Esse movimento de candidatos da oposição estando maiores que os candidatos do poder em várias cidades do Acre pode dizer muita coisa.
COBERTURA — Mais uma ExpoAcre Juruá termina com os destaques indo para a ótima cobertura da Secom, encabeçada pela competente secretária Nayara Lessa. A cobertura melhora a cada edição.
POLÊMICAS — Nos bastidores, essa edição foi recheada de… polêmicas políticas. Quem sabe, num momento mais oportuno, a gente fala um pouquinho sobre isso.
FOLCLÓRICA — Com esse negócio de Jesus, profecias, revelações, a prefeita de Tarauacá Neia está se tornando quase uma personagem folclórica. Vai ser conhecida como “a prefeita que dizia conversar com Jesus”, como adjetivou o grande Crica.
REAIS QUADROS — Depois que o dia de hoje terminar, teremos os reais quadros em todos os municípios acreanos. Será a hora da verdade. A hora de separar os meninos dos homens.
BATE-REBATE
– O Republicanos de Duarte — e que Alan Rick ama tanto — dará a Marcus Alexandre mais tempo de TV (…)
– (…) Cálculos preliminares mostram que o candidato oposicionista terá um tempo bem parecido com o de Bocalom (…)
– (…) Desafiador será para Jarude e Jenilson, que vão de chapa pura (…)
– (…) Precisarão usar a criatividade.
– Nem tudo é sobre separar direita de esquerda (…)
– (…) Às vezes, a gente só está falando de coerência mesmo (…)
– (…) Quem quiser se aliançar com um cachorro, que se aliance (…)
– (…) Só não vale aliançar com o cachorro e depois querer ganhar eleição criticando o canil.
– O PL está marcando território em todo o Acre, com boas candidaturas (…)
– (…) Certamente isso reflete em 2026.