Nesta quarta-feira (28), o prefeito de Rio Branco fez uma visita ao espaço designado para a instalação da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) no Parque de Exposições, durante a Expoacre 2024. O evento começa no próximo sábado (23) e se estenderá até o dia 8 de setembro.
O espaço da Seagro na feira será dedicado a mostrar o trabalho desenvolvido pela prefeitura no setor agrícola, com expositores apresentando atividades de piscicultura, produção de leite, cultivo de hortaliças hidropônicas, além de culturas como milho, mandioca, café, arroz e cana-de-açúcar. O local também terá exibições de diferentes tipos de capins, carneiros, vacas leiteiras, bezerros e vacas submetidas a inseminação artificial, todas iniciativas coordenadas pela secretaria.
O prefeito ressaltou a importância de proporcionar à população urbana uma visão mais próxima da realidade do campo e do trabalho realizado pelos agricultores locais.
“Esse espaço aqui é exatamente isso, para mostrar para as pessoas que moram aqui na cidade, que não têm oportunidade ou que não têm parente de zona rural, poder vir aqui trazer seus filhos e mostrar para ele o que é o campo, a riqueza que é o campo e que é daqui que ele viver. Aqui está um modelo, um exemplo que todas as pessoas vão poder vir aqui e entender como é que se ordenha uma vaca, conhecer um bezerrinho, vir aqui para olhar um pé de milho”, ressaltou.
Eracides Caetano, secretário municipal de Agropecuária, reforçou a importância da feira como um espaço para demonstrar os esforços da Seagro ao longo dos últimos três anos e meio.
“É um trabalho de demonstração do que nós estamos fazendo no campo. A questão também aqui é de colocar umas vacas. É o trabalho que a gente está fazendo com os veterinários, que é ajudar o homem do campo, produtor de leite. Hoje nós já temos 200 vacas inseminadas e até o final do ano, se Deus quiser, vamos chegar a 300 vacas inseminadas. Então esse trabalho que a gente está fazendo é o que a gente fez no campo durante esses três anos e pouco”, explicou Caetano.
O evento contará ainda com uma série de atividades em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Estão previstas palestras, dias de campo e pelo menos 10 cursos específicos para produtores e agricultores, visando fomentar o desenvolvimento e a modernização da agricultura local.
Veja galeria de fotos da agenda: